terça-feira, 27 de dezembro de 2016

UESPI assina acordo de cooperação de intercâmbio com universidades internacionais

            Por Valéria Soares

A Universidade Estadual do Piauí assina acordo de cooperação técnica com universidades estrangeiras. O acordo destina-se a realização de intercâmbio acadêmico, científico e cultural de alunos, professores e técnicos administrativos, com a Universidade de Suny Oswego, em Nova York (EUA) e com a Universidad Mayor, Real e Pontifícia de San Francisco Xavier de Chuquisaca(UFSX), na Bolívia.
A parceria também visa a elaboração de projetos colaborativos entre as instituições, elaboração de projetos de pesquisa, intercâmbio de palestras, conferências e seminários em cooperação, além de troca de experiências e informações pedagógicas.
A Diretora de Relações Internacionais da UESPI, Luciana Libório, destaca que a assinatura de um dos acordos foi também resultado da parceria com o professor Dr. Alfred Daniel Frederick, docente da Universidade de Oswego, que lecionou na UESPI durante 4 anos. Para ela, os acordos são um passo importante da instituição. “Os custos dos estudos nas universidades são muito altos, no entanto, com o acordo os interessados poderão ter acesso de modo gratuito, além da possibilidade de intercâmbio cultural, com boas estruturas para qualificação discente e docente”, afirmou.
De acordo com a DRI, o período de parceria com a universidade de Oswego é de 5 anos, enquanto que com a universidade UFSX é de 2 anos, com prorrogação por igual período. A instituição que receberá o intercambista não cobrará por inscrição, matrícula ou qualquer cobrança similar. Os interessados serão responsáveis por despesas da viagem, alojamento, alimentação e gastos pessoais.
Segundo os acordos de cooperação, a oferta para intercâmbio na universidade de Oswego  será baseada na reciprocidade de alunos para cada instituição.  A universidade de UFSX  prevê ate 5 estudantes por ano, com possibilidade de ampliação de vagas. Para professores e técnicos  a oferta será determinada conforme as solicitações por ambas as instituições parceiras. Para concorrer ao intercâmbio, os estudantes interessados deverão ter cursado no mínimo 2 períodos da graduação, como também devem ter domínio da língua oficial do país de destino. O tempo de intercâmbio tem previsão de um período acadêmico ou um ano letivo.
Para mais  informações sobre os cursos, projetos e carga horária da universidade os in
teress dos podem acessar os site da UFSX e da Oswego, ou se dirigir à Diretoria de Relações Internacionais da UESPI, localizada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, ou pelo telefone 3213-6075.


Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com


Nenhum comentário: