quinta-feira, 31 de março de 2016

Violência policial em favelas do Piauí inspira filme selecionado a Cannes


Inspirado na história de Preto Kedé e da música 'Ira', que fala sobre uso da violência policial na periferia de Teresina, o documentário 'Deixa a Chuva Cair' foi selecionado para o Festival de Cannes, que acontece em maio na França. A versão curta do filme conta como os meninos da Irmandade se juntaram através do rap para enfrentar o conflito de grupos rivais, e assim abordar outros temas mais universais, como racismo e contato com as drogas. (Veja trailler acima)
O diretor Juscelino Ribeiro conta que a ideia do filme surgiu junto com o edital Jovem.Doc, que selecionou dez projetos de documentários com 26 minutos sobre a relação dos jovens com o espaço público. Na época, os rappers Kedé e o Lu foram detidos por desacato ao gravarem um clipe denunciando uso da força policial para quem vive na favela e o caso ganhou repercussão na mídia.
Escritor e diretor Juscelino Ribeiro (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

"Isso me chamou muito a atenção porque, ao invés de esbravejar, eles gravaram um vídeo pedindo paz na comunidade. Eu conversei com o Kedé, ele gostou da ideia do filme e após aprovação do projeto iniciamos as gravações em agosto de 2015 dentro da Vila São José, conhecida até hoje como zona de conflito. Foi um trabalho intenso, procuramos encaixar nos intervalos as entrevistas dos moradores e desta forma conviver com a comunidade, ouvir um pouco sobre como ela pensa, sente e vive", comentou o diretor.
Apesar do roteiro feito e de conhecer o trabalho da Irmandade, Juscelino Ribeiro revelou ter descoberto a comunidade melhor durante as gravações e destacou a mobilização dos próprios moradores para produção do filme. As filmagens duraram duas semanas, mas o tempo foi o suficiente para a rotina na periferia.
"Temos muita alegria em poder dizer disso. A gente foi muito bem recebido na comunidade e buscamos sempre ter o máximo de respeito possível, mesmo sabendo que a nossa presença no bairro já causava uma interferência no cotidiano. Eu acho que o filme importante para autoestima da comunidade, sabe? Me lembra muito uma coisa que o próprio Kedé canta: que todos têm o direito de querer as coisas, de se acharem bonitos, de ter uma autoestima mais forte", destacou.
Mesmo o projeto inicial sendo para um curta-metragem, o trabalho na comunidade deu tão certo, que a Framme Produções decidiu fazer uma versão longa do documentário, que deve ficar pronta no segundo semestre de 2016.
Segundo Juscelino Ribeiro, a nova versão vai debater outros temas que não couberam no curta, como por exemplo, depoimento de mães que tiveram os filhos envolvidos com o conflito de gangues e drogas.

Bastidores de gravação do documentário Deixa Chuva Cair (Foto: Framme Produções)

O rap como transformação
Negro, tatuado e cantor de rap. Todos os esteriótipos, que segundo Cledeilson Barreto de Araújo, 27 anos, mais conhecido como Preto Kedé, são motivos de preconceitos, mas também fonte de inspiração para letras oprimidas, que falam de exclusão para quem vive na periferia.
A história do documentário 'Deixa Chuva Cair' é baseado na história do rapper, que desde criança gostou de desenvolver projetos sociais e através da música decidiu mudar a realidade da comunidade onde mora. Ao cantar liberdade e reivindicar os problemas sociais, Kedé conquistou o reconhecido do seu público e vem transformando a vida de jovens na periferia de Teresina.
"Sempre gostei de música, batida, de dançar e o estilo que eu me identifiquei mais foi o rap. Eu poderia ter seguido o caminho da marginalidade, como muitos irmãos que perdi para o crime, mas preferi fazer a diferença. Desde novo comecei a desenvolver trabalho social, seja um campeonato de pipa ou de bola, apresentação de circo e cinema. O projeto Irmandade cresceu e atualmente tem a adesão de toda a comunidade", lembrou Kedé.

Rapper Preto Kedé é o personagem principal de documentário (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

Fonte: G1.globo.com

quarta-feira, 30 de março de 2016

BB e Caixa podem comprar participação em empresas até 2018

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, na semana passada, a lei que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a constituírem ou adquirirem participação em outras empresas, diretamente ou por meio de subsidiárias, inclusive no ramo de tecnologia da informação.
A autorização é válida até 31 de dezembro de 2018, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Uma lei de 2009 já permitia que os dois bancos públicos realizassem este tipo de operação, só que até 30 de junho de 2011.
O Senado aprovou no início de março a Medida Provisória 695, que dava a autorização ao BB e à Caixa e foi a sanção presidencial.
A presidente vetou trecho, defendido pelo Ministério da Fazenda, que previa que o BB e a Caixa deveriam exigir uma cláusula nas operações de aquisição prevendo que o negócio poderia ser anulado se "verificada a ocorrência de irregularidade preexistente", uma emenda da Câmara.
A justificativa para esse veto foi que o trecho continha "expressão juridicamente imprecisa" e que o Direito Civil já prevê regras consolidades sobre a nulidade ou anulabilidade de negócios jurídicos.
Fonte: Exame.com

terça-feira, 29 de março de 2016

Piauienses criam moto que só dá partida com uso de capacete

Reprodução / TV Cidade Verde
Reprodução / TV Cidade Verde
Que o uso de capacete pode salvar vidas todo mundo já sabe. O problema é que muita gente por imprudência desobedece essa regra básica e o resultado é o alto número de pessoas com sequelas por causa de acidentes. Como forma de tentar diminuir esse comportamento piauienses criaram um equipamento que impede a partida da motocicleta caso o piloto não esteja usando o capacete.
"A tecnologia está na placa controladora da moto, que é a placa de comando e também nessa jugular, que é a jugular que fixa o capacete na cabeça, ou seja. Eu posso montar na motocicleta, ligar a moto mas ela não vai funcionar se ela não estiver com essa jugular afivelada", explica o empresário criador da motocicleta, Agamenon Santa Cruz.
De acordo com o Detran Piauí, o Estado tem hoje meio milhão de motocicletas. Um veículo bem mais barato que o carro e que traz uma série de vantagens como uma maior facilidade na locomoção. Mas os condutores nem sempre utilizam a motocicleta da forma correta, o que contribui com o aumento de acidentes no Piauí.
Em apenas 10 minutos na avenida principal do bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, a equipe da TV Cidade Verde, conseguiu registrar dezenas de flagrantes como motociclistas sem capacete que pilota e usa o celular, três pessoas em uma única moto e crianças sem proteção.
O neurocirurgião Daniel França, como médico do HUT, garante que hoje cerca de 40% dos pacientes atendidos no Hospital de Urgência de Teresina, vítimas de acidentes de trânsito, estavam de motocicleta. O que provoca um aumento no número de casos de traumatismo craniano dentro do hospital. Se os condutores usassem mais o capacete, os números poderiam ser outros.
"Há um número elevadíssimo de traumatismos graves. Um número elevadíssimo de cirurgias, de sequelas, de mortes e um custo muito elevado que poderia ser evitado caso as leis de trânsito fossem cumpridas entre elas o uso de capacete", explica Daniel França.
O neurocirurgião, inclusive, é um dos colaboradores na criação do dispositivo mostrado na reportagem e se chegar ao mercado o protótipo pode diminuir consideravelmente os índices de acidentes de trânsito. "A ideia é fazer com que as motos já saiam de fábrica com esse dispositivo. Porque aí sim o governo vai ter uma diminuição na questão de cirurgias, de internações, custo com previdência e o fator principal que é a preservação da vida", conclui o empresário Agamenon.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 28 de março de 2016

Satélite vai permitir universalização da banda larga em todo o país Imprimir

A presidenta Dilma Rousseff visitou hoje (23) as obras de construção do centro de controle do satélite que vai levar internet de alta velocidade a regiões longínquas do país, onde ainda não é possível chegar com cabos de fibra ótica. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas está sendo fabricado na França desde janeiro de 2014 e o lançamento deve ocorrer entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017.
“Ele vai ser lançado em parceria com a França e é um patamar tecnológico que temos de alcançar. Lançar o satélite, mas, em um segundo momento, sermos capazes de produzir esse satélite no Brasil”, disse Dilma. A construção do equipamento está sendo acompanhada pela Visiona, uma empresa brasileira de cooperação entra a Telebras e a Embraer.
Durante a visita às obras da antena de monitoramento do satélite, no 6º Comando Aéreo Regional em Brasília, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, explicou que o equipamento é um grande instrumento para alcançar a universalização do acesso à internet, por meio da banda KA, dentro do novo Programa Nacional de Banda Larga.
“Queremos chegar, até o fim de 2018, com fibra ótica a 70% dos municípios brasileiros que representam 95% da população, propiciando não apenas a integração da população brasileira mas o acesso ao conhecimento”, disse Figueiredo. “No restante onde não conseguirmos chegar com fibra ótica, vamos com satélite, que vai servir como redundância para que possamos chegar em locais mais longínquos, mesmo já cobertos com fibra ótica. Por exemplo, na Região Nordeste, vamos chegar em Fernando de Noronha”, explicou.
O equipamento deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2017. Um segundo ponto de monitoramento será montado em outro centro de operações no Rio de Janeiro.
Segurança Nacional
Além de internet, o satélite tem o objetivo de trazer mais segurança às comunicações estratégicas e militares do governo brasileiro, utilizando a banda X, faixa destinada exclusivamente ao uso militar. Segundo o comandante do Centro de Operações Espaciais, coronel Hélcio Vieira Júnior, o satélite vai cobrir todo o território brasileiro, o Atlântico Sul e grande parte da área de interesse do país, do Haiti até a Antártica.
“Militarmente falando, ele vai possibilitar que façamos comando e controle de todos os tipos de ações em que as Forças Armadas estão envolvidas, desde combate a ilícitos nas fronteiras e ajuda humanitária até, se for o caso, ações realmente militares”, disse.
O projeto do satélite geoestacionário é uma parceria entre os ministérios das Comunicações e da Defesa e tem investimento de R$ 1,7 trilhão. Hoje, segundo as pastas, as comunicações militares brasileiras são feitas por meio de aluguel da banda X em dois satélites privados, ao custo anual de R$ 13 milhões. Quando o satélite geoestacionário do Brasil entrar em operação, apenas um dos contratos será mantido, como garantia em caso de falha do novo satélite.
O satélite geoestacionário, segundo o coronel Vieira, é o primeiro do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, do Ministério da Defesa, que inclui vários grupos de satélites.
O primeiro visa a levar muitas informações a pontos distantes. Além do satélite geoestacionário, o grupo terá satélites de sensoriamento remoto que vão possibilitar o monitoramento de toda a fronteira seca e molhada e o controle do tráfego marítimo. “Além disso, estão previstos satélites de geoposicionamento, a exemplo do GPS americano, que vão permitir que o governo brasileiro tenha um referencial de tempo nacional. Vão melhorar muito nossos sistemas bancário, de transmissão de energia e de bolsa de valores, entre outros”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 27 de março de 2016

Controlador diz que não há motivos para anular seletivo da Seduc



O controlador-geral do Estado, Nuno Kauê dos Santos, reafirmou a lisura do processo seletivo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o cargo de engenheiro. Ontem (23), candidatos prometeram pedir a anulação do certame sob alegação de que mais de 1/3 das questões específicas eram idênticas em provas aplicadas em outros estados do país. 
Em nota enviada à imprensa, ele explica que as provas foram elaboradas por um servidor do órgão, como forma de conter gastos do Estado, mas que obedeceram a critérios eminentemente objetivos. A coincidência das questões teria se dado pelo fato de que, além de questões próprias, foi constituído um banco de dados de quesitos extraídos de diversos certames públicos já ocorridos no país, organizados por diversas instituições. 
Nuno Kauê ressalta ainda que não houve vazamento de provas ou gabaritos, portanto, não havendo razão alguma para se colocar sob suspeita o certame. 
Confira a nota na íntegra
Tendo em vista a repercussão gerada em relação ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas e Cadastro de Reserva previstos no previsto no Edital UGP nº 005/2016, cumpre fazer os seguintes esclarecimentos:
O processo seletivo para contratação temporária de pessoal para a Secretaria Estadual de Educação ocorreu com base na Lei estadual nº 5.309/2003;
Buscando conferir mais imparcialidade e prestigiar o princípio constitucional da eficiência, a Secretaria realizou o aludido processo seletivo por meio da adoção de critérios eminentemente objetivos, com a aplicação de prova com questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, ao contrário do que costumava ocorrer na Administração Pública por ocasião da realização de certames simplificados para admissão de pessoal temporário, os quais se baseavam tão somente em análises curriculares e entrevistas, de modo que a avaliação vinha se mostrando bastante subjetiva, inclusive com a presença de cláusulas restritivas. Entende-se, pois, que a condução do processo seletivo à cargo da SEDUC imprimiu nítido avanço e qualidade no sistemática de recrutamento de pessoal temporário;
Neste processo, a Controladoria-Geral do Estado, por meio da designação de um servidor, prestou auxílio técnico à SEDUC concernente à elaboração do conteúdo programático e das provas objetivas que foram aplicadas aos candidatos. Buscou-se, com isso, reduzir custos ao Estado, na medida em que a contratação de instituição para elaboração das questões objetivas demandaria, inevitavelmente, o dispêndio de recursos públicos consideráveis. Portanto, a parceria entre a SEDUC e a CGE, neste aspecto, representou grande economia aos cofres públicos;
É de se destacar que, além da formulação de questões próprias, foi constituído um banco de dados de quesitos extraídos de diversos certames públicos já ocorridos no país, organizados por diversas instituições. Tais questões encontram-se em total conformidade com o programa de estudo contido no Edital UGP nº 005/2016, que disciplina o certame seletivo simplificado;
Entende-se que o fato de ter havido, na prova objetiva, a utilização de questões que já foram objeto de aplicação em outros concursos públicos em nada macula o presente processo seletivo. Não é raro deparar-se em provas de concursos públicos e de processos seletivos para contratação de pessoal temporário com questões que já foram alvo de cobrança em certames anteriores. Não se tem notícia de ter havido questionamento, suspensão ou invalidação de processos seletivos em razão de tal ocorrência;
Observa-se, assim, que a condução de todo o processo revestiu-se da mais absoluta lisura, com a publicidade das regras norteadoras do certame a todos os potenciais candidatos. Além disso, foi resguardado o sigilo do conteúdo das provas e gabaritos, não havendo razão alguma para se colocar sob suspeita o certame em apreço, não tendo sido noticiado a existência de quaisquer denúncias relacionadas a vazamento de provas e/ou gabaritos em relação ao presente processo seletivo simplificado, hipótese em que, aí sim, ensejaria a suspensão/anulação do certame;
Portanto, entende-se que o processo seletivo pautou-se pela observância dos preceitos constitucionais informadores da atuação da Administração Pública, notadamente da garantia da isonomia aos administrados, da imparcialidade e da eficiência. A Controladoria-Geral do Estado, enquanto órgão de controle interno, manter-se-á sempre atenta e diligente na fiscalização dos atos do Poder Público, prezando pela estrita observância dos preceitos legais.
Fonte: Cidadeverde.com

sábado, 26 de março de 2016

Cientistas descobrem como desligar a ansiedade


E se existisse um interruptor da ansiedade, que você pudesse ligar e desligar a hora que quisesse? Pois é nisso que alguns cientistas da Universidade da North Carolina estão trabalhando.
O foco da pesquisa são pequenas proteínas cerebrais que podem ser a resposta para tratar várias doenças mentais, sendo a ansiedade a principal delas. 
Essas tais proteínas, chamadas receptores de opioides Kappa (KORs, na sigla em inglês), têm um papel importante na liberação de um neurotransmissor ligado à dor e às alterações de humor, o glutamato.
As KORs são justamente a porta desse neurotransmissor: é como se elas fossem um portão que regula a sua saída do cérebro para o corpo. O que os cientistas descobriram é a chave para abrir e fechar este portão. 
O problema é que os pesquisadores ainda não compreendem totalmente como essa chave funciona, e nem os possíveis efeitos desse abre e fecha no organismo. Eles só sabem que funciona.
Eles usaram ratos de laboratório para estudar o mecanismo: os bichinhos tiveram as KORs ligadas e desligadas em situações com diferentes níveis de stress, como, por exemplo, ser colocado em um campo aberto - o que é bastante assustador se você tiver o tamanho de um rato. 
A partir daí, eles perceberam que o comportamento das cobaias mudava bastante de uma situação para a outra.
Quando as proteínas estavam desligadas, os ratinhos mostravam sinais de estar menos ansiosos: eles permaneciam mais tempo no espaço aberto, e não ficavam tão agitados buscando abrigo.
Quando os neurotransmissores saíam do cérebro de uma forma normal, acontecia o oposto: eles entravam em pânico e ficavam o tempo todo tentando achar abrigo. 
Os resultados indicam que as proteínas em questão podem realmente ser portas que fecham o caminho da ansiedade no cérebro.
Ainda não se sabe se elas funcionam da mesma forma no cérebro dos ratos e no dos humanos, mas como as estruturas das duas espécies são similares e como nós também temos as KORs, os cientistas estão confiantes para começar testes em humanos em breve. 
O próximo passo para o estudo dessas portas é explorar as diferentes formas de ansiedade, suas causas e seus diferentes impactos no organismo humano.
Essa fase é importante para que os cientistas possam identificar os usos mais corretos das proteínas em cada neurotransmissão, já que as quantidades de glutamato que saem do cérebro são diferentes em cada situação. 
As KORs são conhecidas há pelo menos 20 anos na ciência e são, inclusive, a base para o funcionamento de alguns analgésicos e de medicamentos que tratam a adicção.
Mas foi a primeira vez que os cientistas conseguiram estudar os efeitos dessas proteínas sobre as variações de humor - e, efetivamente, desligar essas pequenas portas. 
Mas então, por que a gente não desliga tudo de uma vez? Afinal, ninguém gosta de ficar suando frio.
Acontece que a ansiedade tem um papel muito importante nas nossas vidas: ela nos avisa sobre situações de perigo, nos ajuda a ficar espertos e prepara nossa cabeça para importantes eventos futuros.
É só imaginar o que poderia acontecer com um ratinho desses se ele não ficasse ansioso em espaços abertos: ele seria uma presa muito fácil.
O problema real, que é o que os cientistas buscam solucionar, é quando os sintomas da ansiedade são constantes e interferem nas atividades do dia a dia e na nossa capacidade de viver uma vida normal.
Essa situação configura o transtorno de ansiedade, termo guarda-chuva que abrange várias doenças, como a síndrome do pânico, a fobia social e as fobias específicas.
Para dar uma ideia, só no Brasil, cerca de 47 milhões de pessoas sofrem com o transtorno em suas diferentes formas.
Por isso, a descoberta, se levada adiante, pode ajudar muita gente a ter uma vida mais equilibrada. 

Fonte: Exame

sexta-feira, 25 de março de 2016

Bancários do Piauí protestam contra processo de reestruturação da Caixa



O Sindicato dos Bancários do Piauí realizou nesta quinta-feira, 24, manifestação em frente a agência da Caixa Econômica Conselheiro Saraiva contra o processo de reestruturação que acontece no banco. No total, o processo acontecerá em cinco etapas e atingirá 11 mil empregados. No Piauí, o primeiro setor atingido é a REREC, onde 10 empregados serão atingidos.
O presidente Arimatéa Passos alertou para a necessidade de os empregados ficarem atentos, porque o processo está acontecendo sem transparência, nem diálogo. “É um momento grave. Esse processo afeta a vida de empregados e empregadas e clientes, e não se sabe como acontecerá essa reestruturação, que está sendo imposta de cima para baixo, sem diálogo com os empregados, nem com o Sindicato, e nós não vamos aceitar”, afirmou.
Karinne Fernandes, assistente Jr, uma das dez empregadas da Caixa no Piauí afetadas pelo processo, esteve presente manifestando sua indignação. “A Caixa demonstra um total descompromisso com os empregados implementando uma reestruturação sem ouvir os interesses dos afetados e sem transparência em relação a como isso irá acontecer”, disse Karinne.
Durante o ato a diretora sindical Francisca de Assis denunciou a forma como o processo está acontecendo. “A Caixa apenas disponibilizou um link de internet para os funcionários acessarem. Os próprios funcionários não estão entendendo o que está acontecendo. O que se vê são pessoas trabalhando num clima de tensão. Hoje você entra para trabalhar e amanhã não sabe se estará na mesma função”, disse De Assis.
Em todo o país esta quarta-feira, 24, foi de manifestações contra esse processo que atinge a vida de milhares de pessoa, afetando tanto clientes quanto funcionários, acontecendo de maneira imposta pela presidência da instituição, sem diálogo com os empregados afetados, nem com entidades representativas dos bancários.
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 24 de março de 2016

Mega e Lotomania têm sorteios milionários neste sábado

A Mega-Sena acumulou novamente e promete pagar, neste sábado (26), o prêmio de R$ 9 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso nº 1.803. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está em Canela (RS), estacionado na Praça João Correa. 
Se o concurso deste sábado tiver apenas um ganhador, e ele aplicar o valor total na Poupança da CAIXA, poderá ter um renda mensal de cerca de R$ 57 mil. Com o valor também é possível adquirir 15 imóveis de R$ 600 mil cada, ou uma frota de 60 carros de luxo.
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h do sábado, em qualquer uma das mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo país. Clientes da CAIXA com acesso ao Internet Banking podem fazer suas apostas pelo computador pessoal, tablet ou smartphone. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.
Lotomania de Páscoa:
Neste sábado (26) também será realizado o sorteio da Lotomania de Páscoa. O concurso especial promete um prêmio de R$ 30 milhões. Para concorrer ao super prêmio, o apostador marca 50 números no volante. São sorteados 20 números. Ganha prêmio quem acertar 20, 19, 18, 17, 16 ou nenhum número. A modalidade também oferece a Aposta-Espelho, com a qual é possível fazer uma nova aposta com o sistema escolhendo os outros 50 números não registrados no jogo original.
O prêmio da Lotomania da Páscoa não acumula. Caso ninguém acerte os 20 números, ganha o prêmio quem acertar 19, e assim sucessivamente. A aposta custa apenas R$ 1,50 e pode ser feita até as 19h do sábado em qualquer lotérica do país.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 15 de março de 2016

Projeto oferece 96 vagas para cursos gratuitos de tecnologia de informação

O projeto Coworking TI Solidário, Teresina Digital, está oferecendo 96 vagas para oito cursos, sendo quatro deles voltados para o desenvolvimento de jogos digitais e os demais para criação de aplicativos. As inscrições para as novas turmas já estão abertas e as aulas devem iniciar ainda este mês. Os interessados devem efetuar cadastro por meio do link: https://goo.gl/xeXOtJ.
Na linha de criação de aplicativos, os cursos são os seguintes: Programador Mobile, Design Web, Programador Ruby On Rails e HTML (Front-end). Já para o desenvolvimento de jogos, os cursos são: Arte para Jogos Digitais, Programação para Jogos usando Unity3d, Produção de Áudio para Jogos Digitais e Direção Técnica para Jogos Digitais. Estes, serão ministrados pelo Submersivo Studio Game, um estúdio de criação de jogos eletrônicos de Teresina, que tem como um dos trabalhos de destaque o jogo “The Last NightMary”: A Lenda do Cabeça de Cuia.
O projeto é fruto de um convênio da Prefeitura de Teresina com o Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje). Essas capacitações terão duração de três meses e acontecerão de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, em espaços montados nas Secretarias Municipais de Economia Solidária (Semest) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), na Avenida Campos Sales, 1292, Centro.
O objetivo é que esses jovens desenvolvam quatro soluções ou aplicativos e quatro quatro jogos em cada turma formada pelo projeto. Esses produtos digitais devem atender as necessidades atuais do mercado de local e nacional e ajudar a difundir a cultura digital como opção geradora de trabalho e renda para jovens de Teresina.
Fonte: G1.globo.com

segunda-feira, 14 de março de 2016

Projeto de lei prevê aumento de pena para aborto em caso de microcefalia

Autor do projeto do Estatuto da Família, já aprovado na Câmara dos Deputados, o deputado federal Anderson Ferreira (PR-PE) apresentou outra proposta polêmica à Casa. O projeto aumenta a pena no caso de aborto cometido em razão da microcefalia ou outra anomalia do feto.
Para o deputado, não é o aborto que resolve os problemas da sociedade, mas sim o Estado dar condições para uma vida digna. “Sou autor do projeto Estatuto da Família, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados. A intenção foi justamente criar um instrumento para as famílias poderem cobrar e ter acesso às políticas públicas. Quando uma criança nasce tem direito à saúde, educação, segurança, alimentação. Está na Constituição”, diz Ferreira.
O Projeto de Lei 4.396/2016, que altera o artigo 127 do Código Penal, prevê o aumento da pena em um terço até a metade quando o aborto for cometido em razão da microcefalia ou qualquer outra anomalia do feto, provocado ou consentido pela própria gestante ou por terceiros, com ou sem o aval da mulher.
A apresentação do projeto, segundo Ferreira, é uma reação “à tentativa de um movimento feminista, que quer se aproveitar de um momento dramático e de pânico das famílias, para retomar a defesa do aborto em nosso país”. A circulação do vírus Zika no Brasil e a associação da infecção em gestantes a casos de microcefalia em bebês reacendeu no país o debate sobre o aborto. Mas, para o deputado, a melhor forma de evitar o surto de microcefalia é combater o mosquito Aedes aegypti com medidas efetivas e criar mecanismos de prevenção junto à sociedade.
Um grupo composto por advogados, acadêmicos e ativistas prepara uma ação, a ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), que cobra o direito de a mulher de interromper a gravidez em casos de infecção pelo vírus Zika. “O que queremos garantir é que haja o acesso ao aborto livre de estigma, combinado ao acesso à informação sobre a infecção e a epidemia, para que as mulheres possam tomar a melhor decisão para si”, disse a antropóloga e pesquisadora Debora Diniz, que está à frente do trabalho.
Segundo ela, a ação está sendo preparada e deve ser proposta em breve, mas os detalhes sobre como seria estruturado o atendimento ao aborto legal nesses casos devem ser definidos pela política pública de saúde, assim como é hoje para as demais situações. O aborto é permitido no Brasil nos casos de anencefalia do feto, estupro ou se a gestante corre risco de vida.
Para o deputado Anderson Ferreira, o movimento não leva em conta que o diagnóstico da microcefalia só ocorre do sexto ao oitavo mês de gestação, quando a criança já está formada. “Há vidas em jogo. em vez de querer matar o mosquito, os defensores do aborto querem matar a criança. E acrescentei no projeto outras anomalias porque há vários outros tipos de problemas que afetam os fetos.”
Segundo ele, há vários casos de crianças que nasceram com microcefalia e hoje levam vida normal. “Quem defende aborto nestes casos defende uma seleção de seres humanos, que só tenha direito a nascer quem for perfeito fisicamente.”
A tentativa do deputado é inibir o aborto. “Quis deixar de uma forma clara o crime gravíssimo que são [os abortos] em casos de microcefalia e outras anomalias, por haver ausência deste termo no Código Penal. E para que não haja interpretação nova no STF, justamente pela ausência da clareza”, disse o parlamentar.
Débora Diniz destacou que, além de dar o direito de escolha às gestantes infectadas pelo vírus Zika, a ação no STF vai pedir, para as mães de bebês com deficiência, políticas sociais mais abrangentes, a fim de aumentar o apoio às necessidades de saúde, de educação, de inclusão social das crianças.
Para a antropóloga, o deputado age de má-fé ao propor aumentar a pena para aborto em caso de “qualquer outra anomalia do feto”. “O projeto de lei ignora deliberadamente o direito ao aborto legal em caso de anencefalia garantido por decisão do STF. O deputado pretende retroceder ainda mais no acesso ao aborto legal sem dizê-lo abertamente. Propostas como essas só evidenciam que o Congresso Nacional não está comprometido com a defesa dos direitos das mulheres. Nós acreditamos que o STF, diferente do Congresso, será capaz de analisar a questão sob a ótica de proteção de direitos, como é sua função”, disse.
Além da maior punição a quem pratica o aborto, o deputado Anderson Ferreira defende que haja a ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para a pessoa com deficiência, para que mais famílias possam ser atendidas pelo programa. Famílias de crianças com microcefalia com renda até um quarto de salário mínimo per capita têm direito ao benefício. Segundo Ferreira, também tramita um projeto na Câmara dos Deputados prevendo indenizações para os casos de microcefalia.
Sobre os casos de mulheres que morrem ao recorrer a clínicas clandestinas para conseguir o aborto, o deputado disse que isso é caso para a polícia.
O Código Penal prevê pena de detenção de um a três anos para a mulher que causar aborto em si mesma ou consentir que outra pessoa provoque a interrupção da gestação. Se o aborto for provocado por terceiros sem o consentimento da gestante, a pena é reclusão de três a dez anos. Se houver consentimento, a pena é reclusão de um a quatro anos.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 13 de março de 2016

Governador conhece estrutura de Quintal Agroecológico no PI

O governador Wellington Dias visitou o quintal agroecológico do assentamento Palmares, em Luzilândia, neste sábado (12). Este quintal é uma iniciativa inovadora que permite sejam desenvolvidos piscicultura, horticultura e tudo o que é produzido é reaproveitado. O assentamento possui atualmente 111 famílias cadastradas e mais 45 famílias agregadas.
Segundo o chefe do executivo estadual essa iniciativa é um exemplo para todo o estado. “O que vocês estão fazendo é um modelo que servirá não só para Luzilândia mas para todo o Piauí. Por isso, temos que ser comprometidos e cuidarmos desse trabalho, pois o investimento é alto”, comenta Wellington Dias.
De acordo com o governador, o objetivo é permitir que o trabalhador rural obtenha uma renda de classe média. “Queremos que com essa iniciativa o produtor rural tenha condições de arrecadar pelo menos três salários mínimos mensais”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, contou sobre o projeto. “ O quintal agroecológico é uma modalidade de sisteminha, então, eles criam peixes, reaproveitam a água do tanque, tem horta e criação de galinha. Desse modo, tudo o que é produzido é reaproveitado”. Esta é uma iniciativa que tem como parceiro o Governo do Estado, e Universidade Federal, Fetag e outras instituições.
Para Maria de Fátima Santos, residente no assentamento, ter a presença do governador é uma alegria. “Nós já visitamos tanto o Palácio de Karnak para pedirmos ajuda ao governador que tê-lo aqui hoje conferindo o nosso trabalho é muito gratificante”, comemora.
Foram entregues ainda 45 mil alevinos para a Associação de Piscicultura de Luzilândia, 10 mil alevinos para o assentamento Palmares e 1250 mudas de caju precoce, sendo 1000 mudas para o Sindicato de Agricultores Familiares de Luzilândia e 250 para o assentamento. Foi entregue ainda um cartão de compra direta para um assentado.
Fonte: Cidadeverde.com

sábado, 12 de março de 2016

Elevação dos juros e inflação alta contribuem para diminuição de orçamento e atraso no pagamento

A inadimplência do consumidor subiu 10,5% em fevereiro ante o mesmo mês de 2015, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, a alta é de 3,0%. Já em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, houve queda de 8,7%.
"O aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos, a elevação dos juros e a inflação elevada têm contribuído decisivamente para diminuição do orçamento das famílias, levando ao atraso nos pagamentos", dizem os analistas da Boa Vista em relatório. Segundo a empresa, após três anos de estabilidade a inadimplência dos consumidores agora dá sinais nítidos de que deve aumentar de forma considerável em 2016.
Na divisão por regiões geográficas, a maior alta na comparação anual foi no Nordeste (17,7%), seguido do Norte (16,1%), Centro-Oeste (12,3%), Sudeste (8,3%) e Sul (6,6%). Já na comparação mensal, o recuo mais forte foi no Nordeste (-10,7%), com Centro-Oeste (-9,7%), Norte (-9,6%), Sudeste (-8,9%) e Sul (-3,6%) na sequência.
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

Fonte: IG

sexta-feira, 11 de março de 2016

Revista ajuda alunos a compreenderem assuntos difíceis de química.
Diretor da escola pública afirma que estudantes pediram novas edições.

Alunos de química da UESPI produzem revista em quadrinhos para escola pública (Foto: Divulgação/Jônatas Freire)

Muitos alunos possuem dificuldade em aprender os conteúdos da disciplina de química nas escolas. Pensando nisso um grupo de graduandos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) criou uma revista em quadrinhos para tornar os assuntos da matéria mais atrativos e de fácil compreensão. A ação faz parte do projeto PET (Programa de Educação Tutorial), que surgiu em 2010 na universidade.

Estudantes se juntam para discutir assuntos de química da revista (Foto: Ronaldo/Arquivo pessoal)

“A ideia de fazer a revista surgiu em conjunto com os alunos do curso de química que participam do projeto PET, que tem o intuito de buscar novas alternativas de ensino. Já foram lançadas três edições e a quarta está em fase de produção. O nosso objetivo era transmitir conhecimento de forma mais acessível e prazerosa para os estudantes da rede pública já que química é uma das disciplinas mais temidas na escola”, explicou o coordenador do projeto, Geraldo Eduardo.
Ainda de acordo com o coordenador, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Severiano Sousa, em Teresina, que receberam duas edições da revista gostaram tanto que formaram grupos de estudo e levantaram questionamentos sobre alguns temas abordados. A revista também serve com forma de revisar os conteúdos para os jovens do 3º ano que estão se preparando para o vestibular.
“Nós queríamos que eles olhassem a revista e depois devolvessem porque ela ficaria disponível na internet para quem quisesse baixar, mas eles gostaram tanto que levaram pra casa, ficaram curiosos para entender melhor alguns assuntos, relataram que a linguagem é fácil e que as histórias são voltadas para ações que acontecem no cotidiano das pessoas. Ficamos muito satisfeitos com isso”, declarou (confira a revista HQuímica).
HQ explica a tabela periódica com humor (Foto: Reprodução)

O diretor da escola Severiano Sousa, Dário Silva, contou que os alunos acharam o material muito interessante e que conseguiram aprender de maneira divertida alguns assuntos difíceis de química que envolvem cálculos.
“Quando os acadêmicos de química apresentaram a proposta, aceitamos rapidamente porque já vínhamos trabalhando na escola esse tipo de leitura em outras disciplinas e sempre tivemos êxito. Foi algo inovador por terem aplicado essa metodologia em uma matéria considerada difícil pelos alunos por ter muitos cálculos. Eles já pediram novas edições da revista”, contou.
Font;G1.globo.com

quinta-feira, 10 de março de 2016

Piauí chega a 50 casos confirmados de microcefalia em 2015 e 2016


Ministério da saúde divlga números (Foto: Gabriel Luiz/G1)

Até do 5 de março, levando em conta todo o ano de 2015, o Piauí chegou a 50 caos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (9). O boletim epidemiológico mostra que no estado foram notificados 139 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso, com 65 em investigação e 42 descartados.Em todo o país, o MS está investigando 4.231 casos suspeitos de microcefalia, destes 745 foram confirmados e 1.182 descartados. Desde o início da investigação, foram notificados 6.158 casos suspeitos da doença.
As notificações referem-se a 53 municípios do Estado. Foram notificados seis óbitos nos municípios de Teresina, Betânia do Piauí, Cocal, Nossa Senhora dos Remédios, sendo que um caso foi confirmada a associação como processo infeccioso.
Números da Dengue, Zika, Chikungunya e Guillan-Barré
Até hoje (9), o Piauí apresentou 484 casos notificados de dengue em 2016, em 63 municípios. No Piauí, houve redução de 58,6% dos casos, quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.168 casos.
Segundo os dados, nenhum município do Estado apresentou alta incidência. Três municípios apresentaram média incidência(Lagoa de São Francisco, Landri Sales e São João da Varjota), 60 municípios com baixa incidência e 161 sem ocorrência ou sem informação de dengue em 2016.
Nenhum caso de Zika vírus foi notificado em 2016. Quanto ao Chikungunya, foram notificados 8 casos e 3 da Síndrome de Guillan-Barré.
Fonte: G1.globo.com

sábado, 5 de março de 2016

Erosão em sangradouro ameaça estrutura de barragem no Sul do Piauí

Buraco provocado pela força da água avança destruíndo a parede da barragem (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)
Buraco provocado pela água avança e destroi a parede da barragem (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

As fortes chuvas que caíram no início do ano fizeram a barragem Serra do Brejo, em Queimada Nova, a 522 km de Teresina, sangrar pela primeira vez. Mas a cheia tem causado preocupação após uma erosão no sangradouro ameaçar a estrutura do manancial, pois uma mureta que protege a parede foi totalmente destruída pela força da água.
Preocupados com a situação, vereadores do município aprovaram requerimento na Câmara Municipal pedindo providências urgentes. O temor é que quando a barragem voltar a sangrar a erosão continue a crescer e acabe levando ao rompimento do açude, que possui capacidade para mais de 5 milhões de metros cúbicos de água.
Moradores temem que aumento da erosão leve ao rompimento (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

"Houve uma erosão bem profunda que mudou a trajetória da água que sai da barragem. A mureta que divide o sangradouro e a parede quebrou e a água está indo para a parte de trás. A grande preocupação é a erosão que avança nesse sentido deteriorando a parede da barragem", explicou o vereador Carlos Amorim, presidente da Câmara Municipal.
A barragem Serra do Brejo foi inaugurada há menos de três anos e custou cerca de R$ 3 milhões. Como a região do semiárido não teve períodos chuvosos suficientes nos últimos anos, o açude nunca havia atingido a capacidade máxima. De acordo com o vereador, a vazão foi bastante intensa e a sangria atingiu altura superior a 60 centímetros.
"Estamos pedindo providência às autoridades enquanto a situação não se agrava. Se voltar a chover, a barragem sangrar de novo e essa erosão vai crescer cada vez mais. É um açude grande e caso venha a se romper seria uma tragédia, pois atingiria muitas pessoas que vivem em áreas baixas no município", alertou o parlamentar.
Barragem Serra do Brejo foi inaugurada há menos de três anos (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

A barragem Serra do Brejo foi construída através de convênio entre a prefeitura de Queimada Nova e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Procurado pelo G1, o prefeito Celso Nunes Amorim disse que também solicitou providências e que uma equipe de engenheiros da Codevasf já esteve no local.
"Já tomei providências. Realmente precisamos fazer umas obras de reparo, mas não é algo que possa levar ao rompimento da barragem. Os engenheiros da Codevasf estiveram lá essa semana vendo a erosão provocada entre o sangradouro e a parede e vão me enviar um relatório com o que deverá ser feito para resolver a situação", falou o gestor.
Em janeiro, a sangria da barragem chegou a interromper o tráfego na PI-459 e deixou a cidade de Queimada Nova praticamente isolada. Dois trechos ficaram rompidos por conta da vazão. Um desvio foi improvisado pela prefeitura do município, enquanto os reparos são feitos na rodovia.
Fonte: G1.globo.com

sexta-feira, 4 de março de 2016

Nesta segunda-feira (29), Brasil e Japão assinam um acordo de cooperação que vai permitir investimentos dos japoneses na região do Matopiba, nova fronteira agrícola formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que e se destaca pela produção de soja, milho e algodão.

Plantio de milho feito por agricultores familiares no município de Açailândia, no Maranhão (Foto: Divulgação)

No dia 1º de março, os japoneses vão visitar empreendimentos do agronegócio, segundo informou o Ministério da Agricultura.
A assinatura do acordo será feita durante o “Diálogo Empresarial Brasil-Japão: intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, que contará com a ministra Kátia Abreu e o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima.
Paralelamente ao diálogo empresarial, haverá uma reunião bilateral sobre assuntos sanitários e fitossanitários. Outra novidade é o anúncio da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região de Matopiba, de acordo com o ministério.
Fonte: G1.globo.com

quinta-feira, 3 de março de 2016

A piauiense Laise Santos, aluna do Instituto Federal do Piauí (IFPI), é uma das melhores atletas de parabadminton do mundo. A informação está no ranking da Federação Mundial de Parabadminton (BWF), divulgado no último sábado, 27.


Aluna do curso técnico em Informática do Campus Teresina Central, Laise figura no ranking internacional da categoria WH2 (para quem utiliza cadeira de rodas) em 7º lugar na modalidade simples, 38º nas duplas e a 10º nas mistas. “Não esperava um resultado tão bom com apenas três anos de parabadminton. Fiquei muito emocionada, principalmente porque na minha categoria existe um número muito grande de atletas excelentes”, comemorou.
Mesmo com pouco tempo no esporte, Laise vem colecionado bons resultados. Ela já foi cinco vezes campeã brasileira e, em 2014, foi campeã do Pan-Americano ocorrido em Havana (Cuba). No ano seguinte, participou do Campeonato Mundial em Stoke Mandeville (Inglaterra). Além disso, encerrou 2015 como a atleta número um da categoria WH2 no ranking brasileiro.
Laise Santos, que treina no IFPI com o professor de Educação Física Tamyack Macêdo, tem como meta terminar o ano com mais um título. “A República Dominicana vai sediar uma nova edição do Pan-Americano e meu objetivo é buscar o bicampeonato e melhorar minha posição no ranking internacional”, destacou.
Fonte: Cidadeverde,com

quarta-feira, 2 de março de 2016

Declaração do IR começa nesta terça; Quem atrasar paga multa



O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2016 (IRPF) começa na terça-feira (1º). As fontes pagadoras estão obrigadas a entregar o comprovante de rendimento aos trabalhadores até esta segunda-feira (29). O programa gerador da declaração foi liberado no site da Receita Federal no dia 25. A data limite para entrega das declarações é 29 de abril.
Neste ano, entre os que devem declarar, estão as pessoas físicas que receberam em 2015 acima de R$ 28.123,91 em rendimentos tributáveis. Também deve declarar o IRPF:
- quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados, exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil em 2015; 
- quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital na venda de bens ou fez operações no mercado de ações; 
- quem tem patrimônio individual acima de R$ 300 mil; 
- proprietários rurais que obtiveram receita bruta acima de R$ 140.619,55.
Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%. Na terça-feira, a Receita envia o aplicativo do imposto de renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play, loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para Apple e aguarda autorização da empresa. A previsão é que ela esteja disponível nos primeiros dias de março. A versão online da declaração, que estará disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) para usuários com certificado digital, é prevista também a ser disponibilizada no começo do mês.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 1 de março de 2016

Escola do Legislativo abre cursos de pós-graduação e extensão

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão está com vagas abertas para cursos de pós-graduação e extensão. Servidores da Assembleia Legislativa e público externo podem se inscrever. As aulas têm início previsto para o mês de março. 
Os cursos de pós-graduação disponibilizados são: Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Previdenciário, Direito Civil e Processual Civil, Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching, Auditoria e Controladoria Interna e Ciências Criminais. 
Os cursos de Auditoria e Controladoria Interna, Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching serão realizados duas vezes por mês, na segunda, terça e quarta-feira das 18 às 22h. As aulas de Ciências Criminais, Direito Civil e Processual Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Constitucional também vão ser quinzenais, na sexta das 18 às 22h e sábado das 8 às 12 e das 14 às 18h. Já Direito Previdenciário e Direito Tributário terão encontros mensais, na sexta-feira das 18 às 22h e domingo das 8 às 12h. Os horários são passíveis de alteração. A duração dos cursos é de 16 meses. 
Para fazer a inscrição de pós, a Escola do Legislativo exige cópias do diploma, Título de Eleitor, CPF e RG e Reservista (homem); duas fotos 3x4, comprovante de Residência. O atendimento é feito nos três turnos. 
Já os cursos de extensão, a instituição está oferecendo mais de 10 opções de áreas distintas. Para março já está confirmado o curso de Fotografia Digital de 8 a 17, das 14 às 18h, C/H30h. O aluno deve possuir máquina digital. Ainda nesse mês vai ser executado o curso de Oratória, de 14 a 23, das 8 às 12h, com C/H 30h. 
Em abril, no período de 4 a 15, a Escola do Legislativo vai promover Análise do Discurso das 8 às 12h e Produção em TV e Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos, das 14 às 18h. Todos possuem 40h de carga horária. 
Ainda nesse mês, dia 8, em comemoração ao aniversário da Escola do Legislativo haverá o ciclo de conferências sobre “Decisão do Voto e Fundamentos do Marketing Político, no Cine Teatro da Alepi. 
Em maio está agendado o curso de Editoração Eletrônica, de 3 a 12, das 14 às 18h, com C/H 30h; Licitações e Contratos - Avançado, Escrita e Redação e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. 
No mês de junho vão ser promovidos os cursos “Como gerenciar conflitos interpessoais e Prestação de contas em campanha eleitoral”. 
No ato da inscrição de qualquer curso de extensão, a Escola do Legislativo requisita cópia do RG e comprovante de Residência. Mais informações, basta telefonar para 3133-3350, 3133-3352, 99990-1366.
Fonte: Cidadeverde,com