sábado, 30 de abril de 2016

Piauí é um dos três estados do Brasil que mais produzem camarão

A equipe do Clube Rural visitou uma das três maiores produtoras de camarão no Piauí. No local são produzidos cerca de 100 mil toneladas de crustáceo, o que contribui para fazer com que o estado esteja entre os três maiores produtores de camarão no Brasil.
Na fazenda acontece o processo de engorda do crustáceo. Cerca de 70 funcionários legalmente contratados cuidam da produção seja de dia ou no período da noite. Os camarões chegam aos viveiros pequenos em formas de lavas para serem engordadas.
Ricardo Savegnago, gerente comercial da fazenda, explicou como os camarões conseguem cresce no viveiro. "Eles chegam aqui com mais ou menos 10 dias de pós lava e ficam no berçário por cerca de 30 dias. Após este prazo, eles são transferidos para o viveiro de engorda onde permanecem por mais 60 dias até engordarem cerca de oito gramas",disse.
O Ricardo é natural do Sul, mas vive na fazenda há mais de 15 anos. A produção de camarão requer cuidados especiais com objetivo de manter a qualidade de solo e de água.
Por ser um animal de trato bem delicado, o camarão querer uma estrutura de engorda bem disciplinada e foram todos estes cuidados que renderam ao Piauí o posto de terceiro maior produtor de camarão do país. O setor vem crescendo a cada ano e isso motiva os produtores a expandir o mercado. 90% dos camarões consumidos no Brasil saem da região, mas o alvo agora é as exportações e os produtores afirmam que a meta será cumprida quando o cambio ajudar.
"As exportações reduziram praticamente desde 2008 porque o preço era em dólar e quando se fazia a convenção percebemos que era difícil de haver exportação naquelas circunstâncias. Por isso foi desenvolvido o camarão no mercado interno que antes na existia. Atualmente, as pessoas conseguem consumir camarão porque há a produção em cativeiro, pois do contrário ele seria bem caro", afirmou o diretor geral da fazenda, Roberto Dutra.
Fonte: G1.globo.com

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Banda musical reúne pessoas com down, cadeirantes e autistas no Piauí

Objetivo do projeto é sensibilizar através da música e resgatar a cidadania.
Projeto conta com mais de 40 pessoas com ou sem alguma deficiência.
Fernando BritoDo G1 PI

Projeto social dá vida a grupo musical que reúne pessoas especiais (Foto: João Gilberto/Arquivo Pessoal)

Um projeto social que existe há 3 anos no Piauí tem feito a diferença na vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Idealizado pelo músico João Gilberto Oliveira, 40 anos, o Música Eficiente reúne surdos, deficientes físicos, crianças com síndrome de down e autistas, que integram o grupo musical denominado 'Banda Eficiente'. O principal objetivo do projeto é sensibilizar através da música e resgatar a cidadania.
Integrante há pelo menos seis meses no grupo, o pequeno Francisco Oliveira e Silva Neto, 8 anos, que tem síndrome de down, ainda tenta se identificar e escolher um instrumento musical: bateria, violão ou mesmo apostar no canto.

Mãe de Francisco Oliveira destaca que música tem sido uma terapia (Foto: Fernando Brito/G1)

Para a mãe Florença Oliveira e Silva, 50 anos, a participação do filho no projeto tem sido uma importante terapia uma vez que a interação e o contato dele com outras crianças ajuda na evolução psicológica e mental de Francisco.
Miqueias, 8 anos, é cadeirante e toca violino em banda (Foto: João Gilberto/Arquivo Pessoal)

"Sem dúvidas é um projeto que tem ajudado no desenvolvimento do meu filho. Ele passou a se socializar mais. Fica observando o que as outras crianças fazem e acaba também aprendendo. A vida das mães que têm um filho com algum tipo de deficiência é uma luta diária e ver eles se interagindo dessa forma é um alento", contou.
Quem também integra o grupo de música é Miquéias Mota Melo, de 8 anos. Apaixonado pelo projeto, o garoto toca um pouco de tudo: violino, violão, flauta, até meia lua e até bateria. Com tantas habilidades assim, ninguém nem imagina o quanto o pequeno é especial.
Miquéias nasceu com seis meses de gestação, possui hidrocefalia e mielogeningocele, uma doença grave que atinge os ossos da coluna vertebral do bebê que não se desenvolvem adequadamente. O menino é cadeirante.
"Eu gosto muito de música. É confortante para a alma. Mas o que eu gosto mesmo de tocar é bateria e violino. Me sinto muito bem vindo para as aulas de música", disse o pequeno.
Francisco Neto e Miquéias estão entre os mais de 40 alunos que assistem às aulas no projeto de música eficiente, que trabalha com a inclusão social de crianças com algum tipo de deficiência. Eles se reúnem todos os sábados no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Pequena Rubim, do Bairro Mocambinho, Zona Norte da capital, local cedido pela diretoria da unidade de ensino.
O projeto é um grande sonho. Prestar um serviço como esse para a comunidade não tem preço"
João Gilberto de Oliveira, 40 anos
professor e músico
Conforme João Gilberto, o projeto tem a colaboração de um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um educador físico e outros três professores de música que se revezam todos os sábados no atendimento aos participantes.Todos trabalham voluntariamente.
"Esse projeto é um grande sonho. É muito gratificante chegar todos os sábados e encontrar jovens e crianças especiais em todos os sentidos. Prestar um serviço como esse para a comunidade não tem preço", ressaltou o professor de história, músico e especialista em educação especial.
Ainda sem o apoio do poder público e da iniciativa privada, o projeto funciona com base em doações e tudo bancado por João Gilberto e seus colegas voluntários. A proposta dele é transformar o projeto no Centro de Música Eficiente.
Fonte: Cidadeverce.com

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Reunião da SBPC discute ações para o Parque Nacional da Serra da Capivara



O município de São Raimundo Nonato, localizado a 530 Km de Teresina, foi o local escolhido para a realização da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia- SBPC, que aconteceu no do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Um dos principais objetivos do evento é dar visibilidade ao Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação que abrange quatro municípios piauienses: Coronel José Dias, João Costa, Brejo do Piauí e São Raimundo Nonato.
Niéde Guidon, arqueóloga e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foi a responsável pela criação do Parque, único no Brasil considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. "Muito mais do que vir aqui para congratular, a gente está aqui para chamar a atenção das autoridades e dos órgãos para tudo que está ali [no Parque] - Educação, Cultura - e que precisa de medidas para preservação de forma definitiva", afirmou a secretária geral da SPBC, Claudia Levy.
Helena Nader, que preside a entidade, manifestou preocupação acerca das dificuldades para a manutenção do Parque. Segundo ela, a realização do evento na cidade piauiense é uma homenagem ao trabalho realizado por Niéde Guidon. "Ela merece isso. Se não fosse por ela, o Brasil não teria esse patrimônio preservado", pontuou.
Os organizadores do evento buscam se articular junto a pesquisadores, estudantes, sociedade e poder público para tratar da preservação da área de maior concentração de sítios pré-históricos do Continente Americano- pelo menos 737 sítios catalogados. "O Parque possui uma das concentrações de arte rupestre do mundo, o que mostra que os povos que aqui viveram tiveram desenvolvimento cultural e técnico muito grande, e deixaram todo esse imenso tesouro para que nós pudéssemos investir e cuidar para o futuro", explicou a arqueóloga Niéde Guidon, durante a abertura do encontro, realizada no Auditório da Fumdham.
Envolver a comunidade
"O Homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais" foi o tema proposto pela Reunião que traz conferências e mesas redondas com temáticas atuais, tais como: "A gestão da Saúde Pública nas novas epidemias: Dengue, Zika e Chikungunya", "Abuso de álcool e drogas" e "Violação dos Direitos Humanos".
Além disso, foram oferecidas oficinas e atividades relacionadas à Ciência, voltadas para o público infantil, bem como um planetário 3D, instalado junto ao Ginásio Poliesportivo da Uespi. "Precisamos reconhecer o trabalho importantíssimo da SBPC que deu visibilidade à nossa instituição. Aproximar a sociedade do saber científico é o legado mais importante para a cidade", afirmou Nouga Cardoso, reitor da instituição, que foi homenageada pela SBPC na oportunidade.
Marcio Zamboni, diretor do Campus de São Raimundo e um dos organizadores do encontro, ressalta que o evento possibilitou maior inclusão da população e consolidou a Uespi como espaço cultural. "Incluímos na programação atividades culturais com música, dança e capoeira, necessárias à vida dos moradores, que encontraram a instituição de portas abertas e se envolveram bastante com o evento", concluiu.
Residindo desde 2013 no município, a bióloga Rute Maria Gonçalves de Andrade , coordenadora local da Reunião, atesta o impacto gerado pela realização das ações. "Senti a falta desse olhar para as pessoas daqui, no sentido de impulsionar, pois há um campo muito fértil com pessoas inteligente e capazes. É preciso apenas que alguém lhes diga os direitos que eles têm e as oportunidades que eles têm", finaliza.
Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Livro “Abrindo as cortinas” é lançado em Portugal

Através do projeto “Abrindo as cortinas: O teatro como estratégia de ensino” professores da educação básica aprendem técnicas de melhoria na aprendizagem dos alunos. O projeto resultou em um livro e documentário, lançado no Piauí, e que agora chega a Portugal. O livro foi lançado neste sábado (23) em Sintra e também será levado para Porto e Coimbra, nos dias 28 e 30 de abril, respectivamente. O livro e o documentário são frutos do projeto realizado através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e apoio da Secretaria Estadual de Cultura.
O projeto buscou aproximar os professores de uma metodologia de ensino diferenciada, em que o teatro constitui-se como aliado importante no processo ensino/aprendizagem. O papel do teatro foi ressaltado como instrumento psicopedagógico, por meio da realização de oficinas nos municípios de Parnaíba, União, Valença e Barras, nos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
“Nós pensamos em distribuir esse material em toda instituição de nível superior que tem o Parfor, para que os professores percebam a noção que esse projeto propicia na metodologia de ensino” afirma o coordenador Geral do Parfor/Uespi, Raimundo Dutra. 
A linguagem do teatro foi utilizada nas oficinas como elemento mediador através de atividades vivenciais. Com essas propostas surgiram estratégias metodológicas a serem compartilhadas pelos docentes e discentes em sala de aula.
“Através desse projeto podemos mostrar o poder transformador da arte, porque ela salva. Vamos utilizar essa arte dentro das escolas. É um sonho realizado mostrar esse projeto em Portugal, estamos representando principalmente o Piauí”, conta a arte-educadora e coordenadora do Projeto Abrindo as Cortinas, Bid Lima.
Atividades
Mediados pela arte-educadora e atriz Bid Lima, cerca de 150 professores cursistas do programa em diversas licenciaturas foram incentivados a levar aos espaços escolares o conhecimento por meio da linguagem e da produção artísticas. Em oito meses consecutivos de atividades, eles conheceram técnicas para trabalhar com a percepção sensorial de seus alunos e de desenvolvimento da criatividade e improvisação por meio de jogos dramáticos, da leitura e discussão de textos e de exercícios corporais.
O livro e documentário já foram lançados em Teresina, Floriano e Bom Jesus e serão distribuídos nas escolas públicas municipais e estaduais.O material também está sendo disponibilizado na página do Parfor/Uespi. O lançamento está acontecendo junto com o Projeto Circula Harém Portugal, onde estão sendo apresentadas as peças Abrigo São Loucas e Um Bico para Velhos Palhaços.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 26 de abril de 2016

Vacinação contra vírus H1N1 começa dia 30 em Teresina

Teresina vai iniciar a campanha de vacinação contra o vírus Influenza no próximo sábado (30). A capital recebeu 77 mil doses. A imunização para profissionais de saúde teve início no dia 15 de abril. O Dia D de Mobilização terá com ponto de concentração da Unidade Básica de Saúde Leônidas Antônio Deolindo, no bairro do Saci, zona Sul da cidade.
A campanha vai até o dia 15 de maio. Além dos profissionais de saúde, fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina contra gripe: crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outros).
A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. A FMS de Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Desse total são 20.894 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 13.402 trabalhadores de saúde, 10.447 gestantes, 1.717 puérperas, 70.481 idosos e 20.716 pessoas com comorbidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 25 de abril de 2016

HORA DO ENEM

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as provas do exame: a Plataforma Hora do Enem. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes.
Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados. Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC.
Simulado
O primeiro simulado on-line será realizado já no próximo dia 30 para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes pública e particular. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação oferecerá 120 mil acessos por meio de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Esses estudantes precisam fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma Hora do Enem.
Ainda estão previstos mais três simulados: dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os simulados seguirão o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas.
MECFlix 
Com apenas alguns cliques, o estudante tem à sua disposição vídeos de conteúdos para treino conforme suas necessidades, o MECFlix. O ambiente interativo tem estreia prevista para 30 de abril e traz ainda notícias atualizadas sobre o Enem, um programa diário produzido pela TV Escola e também com acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado de preparação para o Enem.
Programa 
Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola, Hora do Enem, ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem este ano com dicas de especialistas, vídeo resoluções realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.
Com duração de meia hora, o Hora do Enem será exibido todos os dias às 18h, com reprises às 7h, 13h e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, vão reproduzir o programa em suas grades.
Plataforma
A plataforma Hora do Enem é um aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Acesse a plataforma
Fonte: http://enem.inep.gov.br/

domingo, 24 de abril de 2016

Astronauta britânico completa maratona no espaço


© Fornecido por Notícias ao Minuto

O astronauta britânico Tim Peake, de 44 anos, entrou na história ao completar uma maratona na Estação Espacial Internacional neste domingo (24). Peake percorreu os 42 quilômetros da prova preso a uma esteira, informou a agência Reuters.
A corrida ocorreu no mesmo dia da clássica Maratona de Londres, a maior prova de atletismo da Grã-Bretanha. Enquanto corria, ele pôde ver as ruas da capital britânica sob seus pés ao vivo em um iPad. Mais de 400 quilômetros abaixo dele, 37 mil competidores participaram da prova.
Peake levou 3 horas, 35 minutos e 21 segundos para percorrer a prova. O queniano Eliud Kipchoge, vencedor da competição, completou o percurso em 2 horas, 3 minutos e 5 segundos - o segundo melhor tempo já registrado numa maratona.
Ex-corredor, Peake já havia completado a maratona de Londres em 1999, quando fez a prova em 3 horas, 18 minutos e 50 segundos.
Fonte: msn.com/

sábado, 23 de abril de 2016

Floriano recebe mais de 7 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1

Floriano recebe mais de 7 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1
Primeiras doses já foram distribuídas nos postos de saúde da cidade.
Números crescentes de casos suspeitos preocupam autoridades no Piauí.
A cidade de Floriano, no Sul do Piauí, recebeu 7.340 doses da vacina contra a Influenza H1N1. A quantidade representa 45% do total a ser recebido pelo município nessa etapa que vai contemplar o público alvo formado por crianças, idosos e gestantes. As primeiras doses já foram distribuídas nos postos de saúde da cidade.

A campanha de vacinação nesta primeira etapa vai se estender até o dia 20 de maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, a meta é vacinar 80% das pessoas que fazem parte do público alvo. Ainda conforme a secretaria, o restante do público deve receber a vacina apenas no dia "D" da campanha previsto para 30 de abril.
Os números da H1N1 têm preocupado as autoridades em saúde no Piauí. De acordo com os últimos dados divulgados pela Coordenação Estadual de Epidemiologia, quase 20% dos casos notificados da doença no estado resultaram em mortes, o que corresponde a oito óbitos.
A preocupação é maior porque os casos suspeitos têm aumentado de forma considerável em um período de poucos dias, já que até 11 de abril eram 28 casos suspeitos com dois óbitos. Ao todo, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses.
Fonte: G1.globo.com

segunda-feira, 18 de abril de 2016

UESPI homenageará herois e heroínas negras em evento alusivo ao Dia 13 de maio

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) realizará nos campi de Parnaíba, Picos e Teresina (Torquato Neto) nos dias 10 a 13 de Maio o evento “13 de Maio: que abolição é essa?”. O evento pretende trazer um espaço para refletir sobre a situação do negro naquela época e atualmente. Dividida em três temáticas, acontecerá também uma homenagem às pessoas negras que possuem representatividade onde vivem com o trófeu “Esperança Garcia”. É aberto para a comunidade em geral.

Fórum das entidades negras reunida na PREX para elaboração da programação alusiva ao Dia 13 de Maio na UESPI

A programação terá exposição de elementos da cultura negra e mesas redondas com os eixos temáticos como políticas e ações afirmativas para o negro, implementação do ensino de história e cultura afrodescendente Lei Federal nº 10.639/03 e trabalho escravo contemporâneo. “A universidade propiciará o questionamento, uma reflexão sobre a abolição, se de fato ela aconteceu. Além disso será promovida uma homenagem a herois e heroínas, pessoas com história de resistência de luta no Piauí”, afirmou o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Raimundo Dutra.
O evento conta com o apoio da Coordenação Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Fóruns de entidades negras do Piauí. Assunção Aguiar, representante estadual, comemora mais uma parceria com a universidade na promoção do debate da temática do negro: “Estou muito contente de ver a UESPI, casa de formadores do Piauí preparar seus educadores para receber as demandas do movimento negro”, ressaltou.

Programação:

Dia 10/05: Parnaíba

Exposição “Elementos da Cultura Negra”

Mesa redonda com as temáticas:
Lei 10639/2003
Políticas afirmativas
Trabalho escravo contemporâneo

Show afroculturais;

11/05: Picos

Exposição “Elementos da Cultura Negra”

Mesa redonda com as temáticas:
Lei 10639/2003
Políticas afirmativas
Trabalho escravo contemporâneo

Show afroculturais;

12/05: Teresina – Campus Torquato Neto

18h -Conferência de abertura: “13 de maio: Que abolição é essa?” – Prof. Dr. Élio Ferreira;

20h- Apresentações afroculturais;

13/05: Teresina

14h- Mesa Redonda “Lei Federal nº 10.639/03”.

Homenagem a heróis e heroínas negras;

Show afroculturais

Festa de encerramento
Fonte: UESPI.br

domingo, 17 de abril de 2016

UESPI inicia comemorações dos 30 anos de fundação

Valéria Soares e José Marques

Em 28 de julho de 1986 foi ministrada a aula inaugural da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Para comemorar esta data e a atuação da instituição no decorrer desses 30 anos, professores, estudantes e servidores estiveram presentes, na manhã desta sexta (08), no Palácio Pirajá, para o ato de lançamento da Logomarca Oficial dos 30 anos, Selo Postal e os editais para Hino e Bandeira, além de cronograma de atividades para comemoração dos 30 da UESPI.

Cerimônia de lançamento das comemorações dos 30 anos da UESPI

A universidade deu início às comemorações alusivas ao trigésimo aniversário recordando a aula inaugural para 250 alunos, ministrada pelo Profº Luís Soares Araújo – um dos fundadores da instituição. Atualmente, a UESPI possui um quadro funcional de 848 professores, 585 servidores e colaboradores. A IES oferece 33 cursos, 14 de Licenciatura e 19 Bacharelado. São 20.772 estudantes nas modalidades regular, especial e à distância, que compõem a instituição.

Lançamento da logomarca oficial dos 30 anos da UESPI

No Piauí, a UESPI concentra suas atividades em 12 campi e 10 núcleos. Presente em todas as regiões, leva o ensino, a pesquisa e a extensão para os piauienses. A Profª Edileuza Sampaio, uma das fundadoras da instituição, destacou que a fundação da UESPI é um marco divisório na história do Estado. “Impossível pensar no Piauí sem a existência da Universidade Estadual, que tem sua história marcada por inúmeros desafios e ações para cumprir sua missão social”, declarou a docente.
Na cerimônia, o diretor dos Correios, Fredisson Pacheco, lançou o Selo Postal comemorativo com a logomarca dos 30 anos. Os 7.000 selos personalizados serão utilizados nas correspondências da instituição em 2016. ” Este é o momento em que a UESPI e os Correios juntam suas marcas para levar a todo o Brasil o respaldo dessa Instituição de Ensino Superior”, pontuou o diretor.

Entrega do selo postal comemorativo ao reitor Nouga Cardoso pelo diretor dos Correios, Fredisson Pacheco

“A UESPI quer manifestar o mais profundo sentimento de gratidão neste dia comemorativo para nossa histórica instituição”, declarou o reitor Nouga Cardoso. E reiterou que o caminhar da universidade tem o reconhecimento da população piauiense durante esses 30 anos. Além disso, agradeceu as muitas mãos que abraçaram a causa da educação no Estado do Piauí.


O representante do Secretário de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), Jacinto Teles, falou que comprovadamente a UESPI está na vida dos piauienses, construindo avanços por meio do ensino. ” As pesquisas desenvolvidas por seu corpo intelectual e técnico nos mais diversos segmentos engrandece o Piauí”, pontuou.
Serão realizadas diversas atividades ao longo de 2016 em alusão aos 30 anos. As ações têm o objetivo de integrar a universidade em todo o Estado. O pró- reitor de Extensão, Raimundo Dutra, agradeceu o empenho de cada colega que compõe a equipe organizadora do trigésimo aniversário e a comunidade acadêmica. “Desejamos que todos participem conosco neste ano de festividades em alusão aos 30 anos da UESPI”, finalizou.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 16 de abril de 2016

PIBID/UESPI realiza encontro destinado a professores e alunos que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

2016 é o ano da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso, de iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), está na sua 5° edição. Apoiando a iniciativa, a nível local, a coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, no último dia 2 de abril, um encontro que contou com presença professores de Língua Portuguesa (supervisores do PIBID) da rede pública de ensino e alunos de Graduação em Letras (bolsistas do PIBID) da UESPI e de outras Instituições de Ensino Superior de Teresina.
A reunião – realizada no auditório do GERATEC, situado na UESPI Campus Torquato Neto – foi coordenada pela Profa. Dra. Shirlei Marly, docente do Curso de Letras/UESPI (também coordenadora de área do PIBID/UESPI e formadora estadual da Olimpíada) e teve como intuito preparar os supervisores e graduandos PIBID para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016, atuarem como replicadores nas escolas onde trabalham, também preparando seus alunos para o concurso.
Na oportunidade a professora Shirlei abordou os vários aspectos da Olimpíada, desde a inscrição, passando pela realização das oficinas nas escolas até a metodologia do Escrevendo o Futuro. Ainda apresentou o portal Escrevendo o Futuro, os materiais e cursos oferecidos.
“O evento foi realizado com uma palestra, ministrada por mim, que sou docente formadora da OLP [Olimpíada de Português], com participação da coordenadora estadual, Profa. Jesuíla Gonçalves. Foi feito um informe sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa – histórico, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, materiais de formação docente, materiais didáticos, tema do concurso de textos, gêneros e outros”, destacou Shirlei. Técnicos da Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC, também compareceram ao evento.


Shirlei Marley e a coordenadora estadual da OLP, Profa. Jesuíla Gonçalves, foram as responsáveis pela orientação dos 30 professores supervisores e discentes do PIBID/UESPI e de outras IES presentes.


A coordenadora do PIBID/UESPI, Elilian Basílio, ressaltou a importância da ação realizada pela Universidade Estadual e também da Olímpiada. “Essa ação vem sendo desenvolvida desde o ano passado em parceria com a coordenadora do curso de Letras do PIBID/UESPI e isso é muito importante, uma vez que esses alunos e supervisores que trabalham com a Educação Básica se tornam multiplicadores dessa formação, melhorando a qualidade de escrita e leitura”. “O contato com as Olimpíadas de Língua Portuguesa promove aos alunos de Educação Básica com os diferentes gêneros textuais; isso enriquece e tem fortalecido a qualidade de leitura e de escrita dos alunos deles”, disse a coordenadora.


A coordenadora Institucional do PIBID coordenou as atividades junto com a Profa. Shirlei Marly.

Mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
O tema da OLP 2016 é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. As inscrições vão até o dia 30 do presente mês. Professores e alunos vencedores, finalistas e semifinalistas serão premiados com medalhas, participação em oficinas culturais e de formação, tablets, computadores, etc. Escolas representadas pelos finalistas e vencedores também receberão prêmios.
Sobre a seleção
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por professores, representantes dos pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.
Mais informações sobre o concurso através do portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/.
Fonte: UESPI.br

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Curso de Biologia de Floriano debate biodiversidade piauiense em evento

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através da Coordenação do Curso de Biologia do campus Josefina Demes, de Floriano, realiza de 13 a 17 de junho o IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí e a XVII Semana de Biologia da UESPI. O evento deste ano tem o tema “Biodiversidade faunística e florística do Piauí”, e ocorre no auditório Braulino Duque de França.


Segundo a coordenadora de área do Curso de Biologia em Floriano-PI, Profa. Dra. Josiane Araújo, o tema deste ano foi escolhido após uma consulta aos discentes do campus. “Os alunos sugeriram temas e através de votação foi realizada à escolha do tema. É de conhecimento dos nossos alunos que o Piauí possui uma fauna e flora muito ricas, mas pouco estudadas”, relatou.
Serão realizados minicursos, oficinas e palestras com professores de destaque em suas áreas de atuação, onde será possível a troca de informações e a interação entre discentes e docentes. Além disso, o evento também conta com programações culturais que incluem apresentações teatrais e de dança.
As inscrições ocorrem de 1º de abril a 6 de junho, através do site, e após isso seguem até o dia do evento, mas de forma presencial. As inscrições e mais informações sobre o evento podem ser encontrados em http://www.ivsimbio.com.br/.



Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Rejane Dias deixa pasta de educação para votar contra impeachment

Primeira-dama do PI deixa Seduc para reforça bancada contra impeachment. Governador Wellington Dias diz que volta para Câmara é normal.

Rejane Dias va deixar secretaria de educação do estado (Foto: Fernando Brito/G1)

A secretária de educação do Piauí, Rejane Dias (PT), confirmou nesta segunda-feira (11) que vai deixar o cargo para poder reassumir sua vaga de deputada federal na Câmara. Segundo ela, a medida é necessária para poder aumentar a força da bancada que luta contra o impeachment da presidente Dilma Rousselff. O Diário Oficial do estado deve publicar nos próximos dias a exoneração da secretária, mas ela afirmou que já deixa o cargo nesta terça-feira (12).
saiba mais
“A minha saída da secretaria já era esperada, é um momento delicado que o país atravessa e o partido (dos Trabalhadores) precisava aglutinar a base para poder reverter esse pedido de Impeachment, que é o que todos nós, que defendemos a democracia, esperamos. E também não há nenhum crime de responsabilidade sobre a presidente. Estou indo para lá com a certeza de que vou votar a favor do estado democrático de direito", disse a mulher do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
O superintendente de ensino da secretaria de educação, Helder Jacobina, assume a pasta de forma interina pela terceira vez. Ele já foi secretário da mesma pasta entre janeiro e o dia 22 de março de 2015, data em que a primeira-dama foi empossada no cargo. No mesmo ano, durante o mês de julho, Jacobina assumiu a Seduc pela segunda vez.
O governador Wellington Dias afirmou que a volta de deputados em momentos decisivos é comum.
"Os deputados que são titulares e que estão à frente de alguma pasta no governo muitas vezes são orientados por seus partidos a voltarem às suas posições para ajudar a definir os rumos da política. É importante que se diga que há 100% de confiança com o suplente. É uma votação importante. Certamente, tenho a confiança de que cresceu no Congresso o número de parlamentares que compreendem a inocência da presidente Dilma, de que ela não cometeu nenhum crime de responsabilidade", disse.
Com o retorno Rejane Dias para a Câmara, o suplente Mainha (SD) deixa o Congresso.
Fonte:Cidadeverde.com

quarta-feira, 13 de abril de 2016


Wilson Filho/Cidadeverde.com


O governo do Piauí, através da Secretaria de Educação, vai lançar um aplicativo para smartphones, tablets e também para computadores em que alunos aptos a fazerem o Enem 2017 poderão assistir vídeo-aulas e responder questões online, já podendo saber as respostas instantaneamente e ter acesso a apostilas e slides sobre o conteúdo programático. 
O aplictivo vai estar disponível para download, inicialmente para os alunos do ensino médio da rede pública estaudal, a partir do dia 30 de abril, quando vai acontecer a aula inaugural do Canal Educação, de acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera. 
Cerca de 60 mil alunos do ensino médio do Estado poderão fazer o Enem este ano.
O superintendente explicou que depois de analisadas a demanda e aplicabilidade do aplicativo é que a Seduc irá pensar em disponibilizá-lo para alunos da rede privada, por exemplo. 
Ellen Gera explicou que o Canal Educação é um projeto da Seduc, que vai disponibilizar vídeo-aulas que acontecem na capital para cidades do interior do Estado."Todas as revisões serão feitas por professores super capacitados em auditórios e transmitidas ao vivo para o interior. Além disso serão formadas turmas específicas de preparatório para o Enem", explicou.
Pré-Enem
Nesta segunda-feira (11) acontece o lançamento do pré-Enem Seduc, no auditório do Liceu Piauiense, no centro de Teresina, com apresentação de todo o calendário estudantil da rede pública estadual de ensino de preparação para o Exame.
Hoje, no evento, estão sendo homenageados os cerca de 100 alunos da rede pública de ensino do Estado que foram aprovados no ENEM do ano passado em todo o Piauí.
A secretária de Educação, Rejane Dias, esclareceu que as vídeo-aulas serão transmitidas nas cidades de Parnaíba, Floriano e Picos e que os alunos que não puderem assistir presencialmente, vão ter a possibilidade de fazer o download no aplicativo criado pela Secretaria.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 12 de abril de 2016

No Piauí, mais de 28,7 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV

No estado do Piauí, 28,7 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, principal fator responsável pelo câncer do colo do útero. A vacina irá reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero e tem 98% de eficácia. Meninas de 10 a 13 anos, que não foram imunizadas ou não completaram as duas doses, também devem se vacinar. 
Para reforçar a importância da vacina e incentivar as meninas a procurarem os postos de vacinação, o Ministério da Saúde realiza desde o início do mês uma mobilização nacional com slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. Além das meninas de nove anos, o Ministério também pretende vacinar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.
A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o país. Além disso, as meninas poderão ser vacinadas nas escolas públicas e particulares. A Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explicou a importância dessa estratégia. “Pesquisas, em todo o mundo, demonstram que envolver as escolas é a melhor forma de alcançar altos índices de cobertura. Isso irá permitir que o Brasil possa ter uma geração de mulheres livres do câncer de colo de útero nos próximos ano”, afirmou a coordenadora. A recomendação do Ministério é que as secretarias de saúde articulem junto às secretarias de educação a operacionalização das ações nas escolas. “Assim, cada município define sua estratégia de vacinação, de acordo com a logística e realidades locais”, completou Carla.
O secretário de Vigilâncias em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi ressaltou a importância de aplicar duas doses da vacina, sendo que a segunda seis meses após a primeira. “Só assim, essas meninas poderão chegar à idade adulta livre da ameaça de uma doença como a câncer do colo de útero, hoje responsável pela quarta causa de morte na população feminina brasileira”, enfatizou o Secretário.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil óbitos em 2016.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA - O filme protagonizado por Carolina Kasting e sua filha de 13 anos está sendo veiculado em todo o país, durante o período da mobilização. Além disso, também faz parte da campanha peças para rádio e mobiliário urbano, como adesivos para ônibus e cartazes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Salvador.
Além das adolescentes de 9 a 13 anos, o que inclui também a população indígena na mesma faixa etária, também devem receber a vacina meninas e mulheres vivendo com HIV/Aids de 9 a 26 anos. Atualmente existem no Brasil, cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivendo com HIV e aids. Para meninas e mulheres vivendo com HIV e aids, o esquema vacinal consiste na administração de 3 (três) doses. A segunda dose deve ser administrada dois meses depois da primeira e, a terceira, seis meses após a primeira (0, 2 e 6 meses).
O Ministério da Saúde investiu R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 milhões de doses nos últimos três anos. A vacina adotada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente que confere proteção contra quatro subtipos de HPV (6; 11; 16 e 18). Esta vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito demonstrado nas infeções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida.
A vacinação previne contra câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas ou displásicas; verrugas genitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV), contribuindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.
BALANÇO - No acumulado de 2014 e 2015, 4,5 milhões de meninas foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra o HPV, correspondendo a 92,3% do público alvo. Até 29 de março, 3,4 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose contra HPV. Isso representa 69,5% das meninas nessa faixa-etária público-alvo (4,8 milhões). Quanto à segunda dose, até essa data, 2,1 milhões de meninas foram imunizadas, 0 que representa 43,73% do público-alvo.
CÂNCER - O Câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequentes entre mulheres brasileiras e a quarta causa de morte na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Receber a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Portanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) reafirmam que, após dez anos de uso desta vacina nos programas de imunização de diversos países, há evidências significativas de sua segurança, eficácia e eficiência na prevenção do câncer do colo do útero. Nesse sentido, as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação do Brasil, que passaram a valer no país a partir de janeiro de 2016, estão em conformidade com as recomendações da OPAS/OMS e são benéficas para a população.
Destaca-se que a introdução e ampliação dessa vacina foram possíveis mediante um acordo de transferência de tecnologia entre o Ministério da Saúde, por meio Instituto Butantan e do Laboratório produtor da vacina, MerckSharpDohme (MSD). A transferência está sendo feita de forma gradual, sendo que, até o final de 2018, a produção da vacina HPV quadrivalente deverá ser 100% nacional.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 11 de abril de 2016

UESPI entra em estado de greve e professores cobram renião com Governador


Os professores da Universidade Estadual do Piauí aprovaram estado de greve em assembleia na manhã desta segunda-feira (11). A categoria se reuniu para deliberar sobre um indicativo de paralisação em reação contra uma lei publicada no Diário Oficial que autoriza milhares de demissões de vários órgãos do Governo do Estado, entre eles, a Universidade, de onde seriam extintos mais 1000 cargos, incluindo professores e outros.
"Essa lei atrapalha porque ele não permite a mobilidade dos professores dentro da carreira. Mobilidade esta por exemplo, um professor que hoje tem mestrado e venha a concluir doutorado ele vai continuar sendo mestre para a instituição e isso tem consequências gravíssimas como por exemplo na pesquisa. Que motivação esse profissional vai ter em uma pesquisa se ele não está recebendo como doutor??", afirmou Janete Brito, diretora financeira da ADCES.
O estado de greve garante que em 72h após protocolado a categoria poderá paralisar a qualquer momento em todo o Estado. "A gente trabalha, mas podemos entrar em greve a qualquer momento. A menos que o Governo nos receba até sexta-feira. O que foi proposto pelo deputado João de Deus e pelo reitor é que vai haver a retirada da Uespi dessa lei, contudo a categoria vai ficar em estado de greve, até que nós recebamos no papel os nossos direitos garantido", enfatizou Lina Santana, presidente da Associação dos Docentes da Uespi.
Simultaneamente uma reunião entre deputados estaduais e a assessoria jurídica da instituição acontecia na reitoria e o saldo foi o envio de uma proposição para a Assembleia Legislativa modificando essa lei e excluindo a UESPI dessa lista de demissões. Porém, segundo Lina Santana o governo precisa ainda receber a categoria para negociar salários e a promoção e progressão dos professores. Caso o governo não sinalize um contato até sexta-feira, a greve será deflagrada e uma nova assembleia já está prevista para a próxima segunda-feira, no mesmo horário.
"Não somente a garantia como também garantindo um direito dos professores que é um percentual de 15% das suas progressões e promoções", completou Lina.
Fonte: Cidadeverde.com

sábado, 9 de abril de 2016

'Nunca fui intimada', diz eliminada em concurso do TJ-PI suspeita de fraude


Candidata afirma ter sido eliminada injustamente do concurso do TJ-PI (Foto: Reprodução/FGV)

A decisão de manter o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí, mesmo após investigação policial, e a eliminação de 50 candidatos suspeitos de terem sido beneficiados pelo esquema fraudulento vêm gerando polêmica nas redes sociais. Uma candidata postou esta semana a sua indignação no Facebook ao buscar pelo resultado da prova e descobrir ter sido eliminada por ter supostamente tomado parte na fraude.
"Nunca fui sequer intimada para prestar algum esclarecimento e fui eliminada, arbitrariamente, sem ter qualquer envolvimento e provas contra minha pessoa". Foi assim que a jovem advogada Hellen Galeno se expressou a sua indignação por ter sido eliminada do concurso do Tribunal de Justiça (TJ) 
do Piauí.
Advogada postou indignação ao ser eliminada de concurso (Foto: Reprodução/Facebook)

No sistema, a justificativa apresentada pela banca organizadora para a eliminação consta o item 15.26 do Edital, que aponta que "se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso".
A candidata declarou ao G1 que houve foi uma fatídica coincidência, na qual o seu gabarito na prova de raciocínio lógico teve a mesma quantidade de acertos e erros de outro candidato. Hellen Galeno lamentou a situação e que já solicitou recurso dentro do prazo estipulado pela Fundação Getúlio Varga (FGV), banca examinadora, e aguarda o resultado da avaliação do pedido.
Em um universo de mais de 40 mil candidatos é mais que comum duas pessoas terem as mesmas respostas. Fui eliminada por coincidência no gabarito. Estou sofrendo muito, principalmente minha família. Meus pais estão muito indignados até porque eles passaram a vida dando sempre o melhor para os seus filhos, educando-os da melhor forma possível e de repente somos acusados de um crime. Nunca fui alvo de investigação, não tenho antecedentes criminais e sigo condutas corretas", disse.
Segundo o Tribunal de Justiça do Piauí, a decisão de eliminar os candidatos foi tomada após análise minuciosa das provas produzidas pela Polícia Civil e apresentadas em relatório entregue ao TJ na semana passada. O inquérito foi concluído no dia 23 de março, o qual indiciou 21 pessoas. Delas, 12 estão presas.

Desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TJ-PI, manteve certame (Foto: Fernando Brito/G1)

A advogada contesta a investigação e conta ainda que teve acesso ao relatório do inquérito, através de um grupo de 14 pessoas que estão na mesma situação, ou seja, que foram eliminados por suposta fraude.
Segundo Hellen Galeno, a justificativa dada no relatório policial diz que, em apenas uma das disciplinas da prova, o gabarito respondido por ela foi igual ao de um candidato, o que supõe a 'razoável probabilidade de fraude' que a eliminou dos dois cargos ao qual concorria, escrivão e oficial de justiça.
"Irresponsabilidade muito grande terem divulgado esse resultado sem terem indícios suficientes de autoria e prova da materialidade delitiva dos candidatos que não fraudaram o concurso e estão eliminados, como eu. É como se já tivesse sido julgada sem ao menos ter ido depor", comentou a candidata, revelando ter comparecido de forma espontânea na segunda-feira (4) no Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) para prestar depoimento.
Outro candidato que também está na mesma situação é Rafael Pereira, que mora na cidade de Piripiri, e se candidatou à vaga de Oficial de Justiça no concurso. Ele informou à reportagem do G1que solicitou uma Certidão Negativa (nada consta) e sequer tem o seu nome envolvido em algum tipo de crime ou investigação policial.
"Você estuda, renuncia lazer, gasta dinheiro, enfim, abdica de várias coisas e quando chega o resultado do concurso, você é eliminado por algo que não cometeu. Isso prova a falta de lisura desse certame. Nunca fui notificado previamente a responder sobre algo que acarretasse a minha eliminação, o que fere os princípios constitucionais", disse.

Delegado Riedel Batista, delegado geral da Polícia Civil do Piauí (Foto: Fernando Brito/G1)

Respostas
O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, informou à reportagem do G1 que não vai se manifestar sobre o caso porque as investigações já foram concluídas. Contou ainda que os candidatos que se sentirem lesados com o concurso ou mesmo com o resultado das investigações, devem procurar os meios cabíveis na Justiça.
Segundo a candidata, em depoimento à polícia, Hellen recebeu um documento do Greco informando que as investigações ainda continuavam em andamento. "Eu não entendo porque o delegado fala que as investigações já foram concluídas se eu mesma recebi uma certidão da Polícia há dois dias dizendo que as investigações ainda estão em curso", disse.
Sobre o fato de os candidatos terem sido eliminados sem serem notificados e intimados a depor durante o processo de investigação, o auxiliar da corregedoria do TJ, juiz José Airton, disse que o Tribunal de Justiça não tem poder de interferir sobre os procedimentos adotados pela Polícia, nem de julgar os casos de candidatos eliminados e apontados durante as investigações.
Isso porque, segundo ele, a eliminação dos inscritos no concurso é de única e exclusiva competência da Fundação Getúlio Vargas.
"Qualquer eventual inconformismo ou erro cometido, que lesaram as pessoas, os candidatos devem utilizar os prazos para recurso junto à organizadora. Esse recurso será apreciado por uma comissão da organizadora do certame, que é a FGV", disse afirmando que a Fundação vai analisar os casos individuais e corrigirá o erro se assim julgar como.
Por meio de nota, a FGV afirmou que cumpriu a orientação da Polícia Civil, que informou o nome dos envolvidos. A institição dá conta ainda que nenhum dos eliminados por indicação da polícia do Piauí obteve nota suficiente para ser aprovado no concurso.
Entenda o caso
A Polícia Civil do Piauí descobriu que a quadrilha que foi desarticulada no dia 10 de março negociava gabaritos e contratava pessoas para responder as provas de concursos públicos por meio de um grupo em aplicativo de mensagens instantâneas.

Dois policiais foram presos suspeitos de participação no esquema. Um deles repassava mensagens com informações sobre o inquérito para pessoas alvo da investigação.
Fonte: G1.globo.com

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, mostra IBGE

© Divulgação Agência Brasil smartphone

O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o uso do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana.
O celular para navegar na rede era usado em 80,4% das casas com acesso à internet, já o computador para esse fim estava em 76,6% desses domicílios e teve queda na comparação com 2013 (88,4%). A maior proporção desse uso foi registrada no Nordeste, com 92,5% dos domicílios com o celular como meio de acesso à internet.
Atendente de uma oficina de carros no sertão de Pernambuco, Kelyta Marília Tomaz da Silva, de 30 anos, tem computador e tablet em casa, mas ela, o filho João David, de 6 anos, e o marido, William, usam somente o celular quando o assunto é acessar a internet. “Uso mais para ver o Face [Facebook], converso muito no WhatsApp, e para ver vídeos, receitas”, contou ela ao apontar que essa é uma realidade entre amigos e conhecidos na cidade, que tem rede wifi gratuita na praça principal e nas pizzarias e bares. O pequeno João David já tem celular próprio com acesso à internet. “Meu filho está 24 horas no celular. O dia todo, até na hora de dormir”, informou ela, que também tem televisão de tela fina e conexão em banda larga fixa e móvel.
Banda larga móvel
O uso da banda larga móvel, presente em 62,8% dos domicílios com internet, aumentou 19,3 pontos percentuais em 2014 na comparação com 2013. Já a conexão de banda larga fixa diminuiu 5,2 pontos percentuais e atingiu 71,9% das casas com internet. O percentual de casas com banda larga móvel era maior no Norte (84,2%) e no Nordeste (66,2%). Além disso, 35% dos domicílios com internet tinham os dois tipos de banda larga em 2014.
O número de casas com acesso à internet por tablet, celular e televisão cresceu 137,7% – passando de 3,6 milhões para 8,6 milhões, de 2013 para 2014. O número de domicílios com acesso à internet por tablet (21,9%) e televisão (4,9%) cresceu 76,8% e 116,34% respectivamente no período.
O número de pessoas que acessou a internet por equipamentos eletrônicos diferentes do computador teve crescimento de 155,6% de 2013 para 2014, alcançando 10,5% da população de 10 anos ou mais de idade. O acesso à internet era uma realidade em 88,9% dos domicílios com rendimento mensal domiciliar per capita de mais de 5 salários mínimos. Apenas 25,3% dos domicílios com renda inferior a um quarto do salário mínimo tinham internet.
Celular
Cerca de 136, 6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais tinham celular em 2014 no país. O número representa 77,9% dessa população e um aumento de quase 5% em relação a 2013 (6,4 milhões de pessoas) e de 142,8% em relação a 2005.
Com as menores proporções de pessoas com celular, as regiões Norte (69,4%) e Nordeste (69,9%) também registraram os maiores crescimentos desse contingente no período: 2,7 e 3,8 pontos percentuais. O Distrito Federal tinha a maior proporção de pessoas com celulares com 10 anos ou mais de idade (90,6%), já o Maranhão tinha a menor proporção, 54,4%.
Os grupos de idade que apresentaram os maiores aumentos entre 2013 e 2014 foram o de 10 a 14 anos de idade, ao passar de 49,9% para 54,1%, o de 15 a 17 anos, com 80,8% com celulares, em comparação a 76,7% em 2013, e o de 60 anos ou mais em que 55,6% tinham celulares em 2014, ante 51,6% em 2013.
Estudantes
O celular era um bem pessoal para 93,4% dos estudantes da rede privada de ensino e para 66,8% dos da rede pública, que representavam 74,3% dos estudantes brasileiros em 2014. Em 2013, esses percentuais eram 92,8% e 62,6% respectivamente. A proporção de pessoas com esse equipamento com 11 a 14 anos de estudo foi de 93,6% e de 96,8% com 15 anos ou mais de estudo. Os maiores crescimentos no período ocorreram nos grupos de 1 a 3 anos de estudo, que passou de 46,9% para 51,5% e 4 a 7 anos de estudo (de 67,4% para 71,1%).
Mais da metade da população rural passou a contar com telefone celular em 2014 (52,4%), após aumento de 4,6 ponto percentual em relação a 2013. A maioria dos celulares está na área urbana (82,3%), mas em todas as regiões a diferença entre as proporções do uso do celular nas áreas urbanas e rurais diminuiu. O local que registrou maior crescimento foi a área rural na Região Sudeste, com 5,6 pontos percentuais a mais que em 2013.
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Seid e Seduc firmam parceria para melhorar o ensino especial no Piauí

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, firmaram, nessa terça-feira (5), uma parceria para melhorar a qualidade do ensino das pessoas com deficiência no estado do Piauí.
Hoje, o estado possui vários Centros Especializados em Educação como o Centro de Habilitação Ana Cordeiro (CHAC) e o Centro Integrado de Educação (Cies). O secretário da Seid, Mauro Eduardo, explica que o governador Wellington Dias e a secretária Rejane Dias determinaram a realização de uma reestruturação de todos os centros especializados para o atendimento das pessoas com deficiência no Piauí. "Eles passarão por mudanças para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência", fala o gestor. Mauro Eduardo complementa dizendo que as mudanças serão feitas, inicialmente, no Centro Ana Cordeiro.
"O Ana Cordeiro, que funciona com dificuldades estruturais no bairro Tabuleta, vai ser transferido para a Escola Aurea Freire, no bairro Saci, que será reformada para proporcionar melhores condições para os alunos e professores. Vale ressaltar que todos os alunos do Ana Cordeiro serão transferidos para o Aurea Freire sem nenhum prejuízo educacional", destaca Mauro Eduardo. Ele fala ainda que a escola ganhará um auditório e todos os recursos de acessibilidade.
O Ana Cordeiro promove a educação inclusiva com formação geral e específica para o trabalho, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atendimento sócio terapêutico de jovens e adultos a partir de 15 anos de idade.
Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Centro Integrado de Reabilitação lança edital para seleção de profissionais

Inscrições e entrega de currículo devem ser feitas de 11 a 15 deste mês.
Seleção contará com avaliação curricular, prova objetiva e entrevista.

Ceir oferece consultas médicas com especialistas nas áreas (Foto: Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) )

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) de Teresina divulgou nesta quarta-feira (6) o edital para a seleção de profissionais para o cadastro reserva da instituição. As inscrições e entrega de currículo devem ser feitas no período de 11 a 15 deste mês.
As vagas oferecidas são para terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta infantil, fisiatra, cardiologista e fonoaudiologista. Para participar da seleção é necessário que o candidato comprove a titulação exigida no edital. A seleção realizada pela Associação Reabilitar contará com três etapas: avaliação curricular, prova escrita (prevista para o dia 27 de abril) e entrevista.
saiba mais
Os interessados devem procurar à sede do Ceir, de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h; ou através do preenchimento de formulário de inscrição disponível no site e envio impresso via Sedex, juntamente com o currículo e a documentação comprobatória autenticada em cartório. A instituição fica localizada na Avenida Higino Cunha, nº 1515, bairro Ilhotas, em frente à Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Os profissionais que forem selecionados para admissão em qualquer dos cargos desta seleção, exercerão carga horária mínima de 20 horas semanais. A falta de disponibilidade para exercer esta carga horária mínima será motivo para exclusão do candidato do processo seletivo e/ou não contratação do aprovado.
O resultado final deve ser divulgado até dia 18 de maio. O processo seletivo terá validade de dois anos, conta dos a partir da data da divulgação do resultado final, podendo haver prorrogação por igual período.
Fonte: Seduc.pi..gov.br

terça-feira, 5 de abril de 2016

Seduc beneficia 1520 professores com mudança de nível

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concede mudança de nível a 1520 profissionais da educação, conforme determina a Lei nº 71, de 26 de julho de 2006 (Plano de Cargos e Carreira).
Estas mudanças de nível foram solicitadas em 2015 e a Seduc pretende manter a regularidade das progressões, com portarias de mudança a cada 3 meses. "Estamos nos organizando para realizar essas mudanças de nível trimestralmente, para que não ocorra um impacto muito alto na folha de uma só vez", explica Francisca Mascarenhas, diretora da Unidade de Gestão de Pessoas.
A progressão funcional horizontal é baseada no critério de tempo de serviço. A cada quatro anos o funcionário pode requerer a mudança. "Desde 2006 as mudanças têm que ser solicitadas por meio de processo", informa Gorete Sá, gerente de Administração de Pessoal da Seduc.
Para que ocorra a mudança, o servidor deve dar entrada no requerimento, apresentando cópias do último contracheque e dos documentos pessoais, no setor de Protocolo da Seduc.

Fonte: seduc.pi.gov