quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

UESPI, Seduc e Fapepi discutem implantação da Universidade Aberta do Piauí

Por Valéria Soares 

O Termo de Cooperação do Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi discutido na manhã desta quarta-feira (01), entre a Universidade Estadual do Piauí, Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). O encontro visava formalizar as competências de cada órgão na implantação dos 60 pólos de Educação à Distância (Ead) no estado.
O Superintendente de Educação Superior da Seduc, Ellen Gera, destaca que no primeiro momento o programa vai contemplar 60 municípios. “Esses municípios não contam com nenhuma modalidade de ensino superior. O objetivo é que o estudante tenha na sua cidade o ciclo completo da educação. Com ensino básico, médio, técnico e superior”, afirmou. Para o superintendente, a Ead permite de forma muito mais ágil, atingir a meta do governo, porque é uma ferramenta consolidada no Brasil, de ampliação da educação. “Nossa pretensão é chegar a todos os municípios do Piauí com esse ciclo da educação”, pontua.


Encontro entre UESPI, SEDUC e FAPEPI formalizam Termo de Cooperação do programa Universidade Aberta do Piauí
De acordo com o Diretor do Núcleo de Educação da UESPI (Nead), Arnaldo Brito, o curso ofertado no edital do primeiro semestre será Bacharelado em Administração. “ No segundo semestre, teremos outros cursos, em outros pólos, expandindo a nossa Ead”, explica. Serão ofertadas 3.000 vagas, no edital previsto para março. A previsão do início das aulas também é para o primeiro semestre.
O diretor ressalta que os 60 pólos já são reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o MEC (Ministério da Educação). O diretor afirma que o termo de cooperação entre os órgãos está encaminhado para a fase de assinatura de convênios. “No mês de fevereiro a equipe do MEC fará uma visita ao Piauí, para fazer uma inspeção final do programa”, declara Arnaldo Brito.
O vestibular da UAPI está previsto para o primeiro semestre de 2017
Na parceria entre os três órgãos, compete a Seduc gerenciar a manutenção e estrutura dos pólos em cada município, sendo a UESPI a responsável pela parte de logística do processo pedagógico, enquanto a Fapepi vai atuar na remuneração das bolsas apoio administrativo e do apoio didático pedagógico. Segundo o Diretor Técnico e Científico da Fapepi, Albemerc Moraes, são estimadas mais de 200 bolsas para fomentar o programa.
O reitor, Nouga Cardoso, define a expansão da Ead como mais oportunidades de ensino superior. “Hoje concluímos a parceria, com as atribuições de cada um dos órgãos envolvidos. Estamos mais próximos da divulgação do lançamento do edital, para que todo estado do Piauí possa conhecer quais são as cidades pólos. Estamos concretizando mais uma grande ação”, conclui.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Nenhum comentário: