quinta-feira, 13 de abril de 2017

Professor da UESPI tem artigo científico publicado em revista internacional

Por Kelly Barros

Gustavo Montgomery Bonfim Castro, Prof. Dr. de Física, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, teve um artigo científico publicado na Revista internacional Carbon Letters. O artigo é fruto de pesquisa realizada desde 2013 pelo docente durante seu pós-doutorado. O trabalho investigou o depósito de material magnético, como o Cobalto (Co), em cima de filme de grafeno.
O grafeno é a forma cristalina do carbono considerado um excelente condutor de calor e eletricidade. “Esse é um material muito falado hoje em dia, devido ao potencial que tem de revolucionar a indústria eletrônica e uma das questões em torno do grafeno é como torna-lo realmente atrativo, com uso prático no dia-a-dia”, explica o professor.


Segundo Gustavo Castro, este é um trabalho considerado novo e poucas pessoas no mundo estão conseguido fazer este depósito de material magnético sobre a superfície de grafeno. “Nosso trabalho mostra que é possível depositar material magnético na superfície de grafeno, através da eletrodeposição”, afirma. “Então o meu trabalho de pós-doutorado consistiu em desenvolver o equipamento que viabilizaria a fabricação filme fino de cobalto sobre a superfície de grafeno”, acrescenta.

Gustavo Montgomery Bonfim Castro, Prof. Dr. de Física da UESPI

O docente afirma ainda que as grandes empresas de tecnologia do mundo estão investindo em conhecer melhor as propriedades do grafeno e em fabricar filmes com características melhores. “Há uma expectativa muito grande sobre o grafeno e as empresas de tecnologia que conseguirem dominar a fabricação desse material em alta qualidade vão ter uma vantagem muito grande em relação aos concorrentes”, ressalta.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Nenhum comentário: