segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Reitoria divulga campanha de valorização à vida

Ao longo deste mês, será desenvolvida uma série de atividades que incluem roda de conversa, palestra, envio de materiais para e-mail institucional e postagem nas redes sociais

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo o país com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio. Reconhecendo a importância de se trabalhar esse tema, será desenvolvida na Reitoria do Instituto Federal do Piauí, ao longo deste mês, uma série de atividades que incluem roda de conversa, palestra, envio de materiais para e-mail institucional e postagem nas redes sociais.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro, data que originou o movimento no Brasil, na busca pela conscientização do país, através de campanhas e debates sobre a temática, além de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
A psicóloga Kennya Cunha destaca que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Ela ressalta que deixar o preconceito de lado é o primeiro passo, por isso a necessidade de conversar com os servidores e sensibilizá-los para participarem da campanha.
"Por isso, convidamos os servidores a fazerem sua parte nessa campanha buscando e compartilhando informações, tendo em vista que o preconceito e dificuldade em falar de suicídio são obstáculos à prevenção, assim usaremos a educação como grande aliada", destaca Kennya Cunha.
A prevenção é possível
É possível prevenir o suicídio, desde que, entre outras medidas, o estigma e o tabu relacionados ao assunto sejam desconstruídos, pois as pessoas ainda têm medo de falar abertamente sobre o assunto e sentem-se envergonhadas, excluídas e discriminadas quando tentam buscar ajuda.
Procure ajuda:
PROVIDA (Lineu Araújo): (86) 3237-9131 
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
CVV - Centro de Valorização da Vida: 3222-0000
FEPI - Projeto Caminhos: (86) 3221-2500
CDM - Centro Débora Mesquita: (86) 99827-3343
GRACE - Grupo de Apoio Contato Esperança: (86) 3237-0077 / 3237-0202
Fonte: IFPI

Nenhum comentário: